Basquete Unifacisa estreia no NBB 15 com vitória sobre o Cerrado

Foto: Gabriella Tayane/Unifacisa

O NBB está de volta para Campina Grande e o Basquete Unifacisa estreou na décima quinta edição da principal competição de basquete do país com vitória em cima do Cerrado. O time paraibano dominou os dois lados da quadra graças a um grande desempenho coletivo e saiu vitorioso na partida realizada nesse sábado (15), na Arena Unifacisa, pelo placar de 90 a 79.

Os destaques da partida ficaram por conta de Antônio, cestinha da Unifacisa com 21 pontos, cinco rebotes e 18 de eficiência. Corvalán, com 19 pontos e cinco rebotes, seguidos pelo estreante no NBB Sebastian Vega, que marcou 16 pontos, quatro assistências e 26 de eficiência.

O basquete Unifacisa não tem muito descanso e já volta às quadras nesta segunda-feira (17) para encarar a equipe do Brasília, também na Arena Unifacisa, às 19h30.

O jogo

Os donos da casa saíram na frente, abrindo o placar com Antônio trabalhando bem dentro do garrafão. O bom trabalho dos titulares garantiu um resultado positivo no primeiro quarto, com grande parte dos pontos saindo das mãos dos jogadores que iniciaram a partida, com destaque para o armador argentino Facundo Corvalán, que fez um primeiro quarto perfeito, convertendo 100% dos arremessos que tentou.

O volume de jogo diminuiu no segundo quarto e, com ele, o aproveitamento das equipes também. Ainda assim, a Unifacisa foi superior, acertando mais de 50% de todos os seus arremessos de quadra. Com boa parte das ações ofensivas acontecendo dentro da área pintada por parte do time campinense, o Cerrado acabou deixando espaço para o arremesso longo e o estreante no NBB Sebastian Vega aproveitou o momento para converter dois arremessos de 3 pontos, garantindo a liderança da Unifacisa por 13 pontos no fim do primeiro tempo.

O Cerrado até voltou melhor do vestiário, conseguindo conter o ritmo que a Unifacisa imprimiu nos períodos iniciais da partida, mas a defesa do time de Campina Grande também foi igualmente eficiente, impedindo que o time visitante encostasse no placar. A superioridade nos rebotes, principalmente nos ofensivos que geraram novas oportunidades para pontuar, foi outro fator fundamental para que os donos da casa conseguissem manter a vantagem que construíram no primeiro tempo.

Com 17 pontos na frente, o basquete Unifacisa passou a administrar o tempo, ditando o ritmo de jogo com um bom trabalho rodando a bola entre seus jogadores. Já o Cerrado precisou arriscar mais, apostando nos arremessos do perímetro, mas acabou esbarrando novamente na boa defesa que o técnico César Guidetti pôs em quadra.

“Estrear com vitória é muito importante em um campeonato que é tão acirrado como é o NBB. É comum que no início da temporada o ritmo de jogo tenha altos e baixos, mas avalio que na partida de hoje nosso time teve mais altos, principalmente no primeiro quarto, defendendo firme e atacando bem a cesta, e esse comportamento é fundamental para que nós possamos superar os momentos de baixa nas partidas e sair com a vitória”, comentou o técnico da Unifacisa, César Guidetti.

Portal Correio