A rodada da Copa do Nordeste para os paraibanos teve vitória apertada do Botafogo-PB e tropeços de Campinense e Sousa.
Com metade da primeira fase concluída, os times ainda tem chance de classificação para as quartas-de-final, mas têm desafios duros pela frente se quiserem avançar no torneio regional.
Artilheiro decide, mas Belo vence apertado
Gustavo Coutinho marcou o único gol do confronto entre Botafogo-PB e Atlético-BA no Almeidão, ocorrido no sábado (12). O artilheiro deixou a sua marca pelo quarto jogo seguido e desponta como um dos destaques do time nesse início de temporada.
Mas a primeira vitória na Copa do Nordeste 2022 não veio fácil. No primeiro tempo, o time baiano assustou com chute de fora da área do atacante Dionísio, que Luís Carlos espalmou. No rebote, Paulinho cruzou e Gabriel Esteves desviou de cabeça, rente à trave. Logo em seguida, Miller colocou uma bola na trave, quase abrindo o placar.
Aos 38, Gustavo Coutinho apareceu para colocar o alvinegro na frente: Fábio Lima deu rebote em chute de Leílson e o centroavante aproveitou para balançar a rede.
No segundo tempo, o ritmo das duas equipes caiu consideravelmente e só veio ter um lance de perigo já nos acréscimos, quando Luís Eduardo saiu mal para cortar cruzamento de Dionísio e a bola sobrou para Emerson cabecear, para fora.
Raposa perde em primeiro tempo intenso
Seis gols em 45 minutos: o jogo entre Floresta-CE e Campinense, disputado no domingo (13) no estádio Domingão, em Horizonte (CE), já começou em rotação alta, com um pênalti marcado contra a Raposa logo aos 3 minutos. Fábio Alves cobrou abriu o placar para o Floresta.
O time cearense ampliou aos 12, em cabeçada de Jô, que Mauro Iguatu ainda tentou desviar antes da bola balançar a rede.
A Raposa consegue finalmente sair do zero no placar aos 25. Dione cobra escanteio, Olávio sobe e desvia para o gol.
Mas 10 minutos depois, o Floresta chegou ao terceiro: Flávio Torres chuta, Michel Bennech tenta desviar mas se atrapalha com a bola, que sobra para Rendel marcar.
Mesmo em desvantagem no placar, o Campinense continuou atacando e diminuiu com Olávio, após cruzamento da linha de fundo e falha da defesa cearense. Pouco depois, o Floresta chegava ao 4º gol com Flávio Torres, de falta.
O segundo tempo continuou tão disputado quanto o primeiro, mas só o Campinense marcou com Dione, de falta, aos 37, fechando o placar em 4 a 3 para o Floresta.
Sousa x Sergipe sem gols
O Dinossauro não aproveitou a vantagem de jogar em casa, no Marizão, e ficou só no empate contra o Sergipe. Foi o terceiro jogo sem vitória da equipe sertaneja, que começa a ver suas chances de classificação se complicarem.
A partida teve domínio do Sergipe no primeiro tempo. Já o Sousa tentou correr atrás de abrir o placar no segundo tempo, sem muito sucesso. Com isso, o time sergipano cansou e administrou o jogo até conseguir o empate.
O que vem pela frente
A próxima rodada do torneio regional já começa nesta terça-feira (15). O Botafogo-PB abre as disputas diante do Fortaleza, jogando no Almeidão.
O Belo não poderá contar com Gustavo Coutinho, que pertence ao time cearense e foi cedido por empréstimo aos paraibanos. Desafio complicado, pois a equipe comandada pelo argentino Juan Vojvoda tem a melhor campanha da competição até agora, com 2 vitórias, 2 empates, 10 gols marcados e 3 sofridos.
Na quarta-feira, o Sousa recebe o Sampaio Corrêa-MA. Uma vitória é importante para colocar o Dinossauro na briga pela classificação às quartas, já que o Grupo B está embolado: entre o segundo colocado (Bahia) e o oitavo (o próprio Sousa), a diferença é de dois pontos.
Já o Campinense vai até o Piauí enfrentar o Altos. A partida é decisiva para o lado da Raposa, pois uma derrota, combinada com vitórias de Sampaio Corrêa e Atlético-BA, pode praticamente acabar as chances de avançar de fase no torneio regional.
Portal Correio