Bloco de Notas do Windows ganha IA que permite reescrever textos

Recursos de inteligência artificial podem ser muito valiosos e têm ganhado cada vez mais espaço. Após a integração da tecnologia com diversos aplicativos tradicionais, agora chegou a hora da Microsoft lançar uma IA para o Bloco de Notas do Windows 11.

A ideia é que a ferramenta ajude os usuários a escrever melhor. Ela também auxiliará a reescreve trechos de textos, sugerindo mudanças no estilo, formato e tamanho da escrita.

IA para o Bloco de Notas só está disponível em alguns países

Segundo a Microsoft, membros do programa Windows Insider já podem experimentar a função Rewrite. Esta IA, no entanto, só está disponível para usuários de alguns países no momento. São eles: Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha.

Bloco de Notas passa a ter integração com IA (Imagem: reprodução/Microsoft)

A novidade também pode ser testada na Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Cingapura e Taiwan. Mas isso só será possível para pessoas que tenham uma assinatura Microsoft 365 ou Copilot Pro.

Para usar o recurso, basta destacar qual parte do texto você deseja alterar. Após, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Reescrever”. O Bloco de Notas exibirá uma caixa de diálogo onde é possível escolher qual a modificação desejada (por exemplo, criar um texto mais longo). O Rewrite, então, oferecerá três opções de versões reescritas. Basta selecionar a ideal e a mudança feita.

Tela do Windows 11
Novidade está disponível para o Bloco de Notas do Windows 11 (Imagem: charnsitr/Shutterstock)

Novidades também para o Paint

  • Além do Rewrite, a Microsoft também está lançando uma opção para gerar objetos dentro do Paint.
  • Com ela, você pode selecionar uma área da imagem e digitar o que quer criar naquele espaço.
  • Também é possível apagar objetos com a mesma ferramenta.
  • O recurso ficará disponível para usuários de PCs Copilot Plus com Windows 11 Insider, enquanto a opção de apagar objetos de imagens poderá ser usada por todos os membros do Windows Insider.

Olhar Digital