BNDES divulga notas de concurso nesta quarta-feira (27)

Os candidatos do concurso do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) podem conferir os resultados das provas objetivas e as notas preliminares da prova discursiva a partir desta quarta-feira (27).

Os resultados já podem ser consultados no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora da seleção, por meio deste link. Ao todo, o concurso oferece 150 vagas com salários iniciais a partir de R$ 20.900. Há também a previsão de formação de cadastro de reserva com 750 vagas.

Os candidatos que discordarem das notas preliminares poderão apresentar recurso até esta quinta-feira (28). A divulgação da lista final de aprovados deve ser feita no dia 30 de janeiro.

O último concurso da instituição ocorreu em 2012. As vagas são para o cargo de analista, mas há 13 áreas de atuação diferentes, como administração, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, comunicação social, direito, economia e psicologia organizacional. É preciso ter nível superior completo.

Das 150 oportunidades, 30% serão reservadas para pessoas negras e 15% para pessoas com deficiência (PcD). Além do salarial inicial de mais de R$ 20 mil, o concurso prevê benefícios como assistência à saúde; assistência educacional e plano de previdência complementar.

RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA

A seleção recebeu 90.871 inscrições, mas cerca de 52,9% não fez as provas. O número efetivo de candidatos é, assim, de 42.767 para 150 vagas.

De todos os cargos, o que tem ênfase em arquitetura e urbanismo foi o que teve a maior disputa de candidatos por vaga (1.181). O de analista na área de engenharia foi o que teve o maior número de presentes, com 7.084 candidatos para 25 chances.

Na modalidade exclusiva para pessoas com deficiência, a maior concorrência é para comunicação social, com 170 candidatos disputando uma vaga.

A vaga com ênfase em administração foi a que teve o maior número de pessoas negras, com 1.203 candidatos disputando cinco vagas reservadas para essas cotas.
Os aprovados no concurso deverão trabalhar no escritório do BNDES, localizado no Rio de Janeiro, mas poderão ser encaminhados para Brasília, São Paulo ou Recife.

Segundo o edital, também precisarão ter disponibilidade para viajar a serviço pelo Brasil ou exterior.

Portal Correio