Bombeiros e policiais recebem treinamento para uso de novos equipamentos de radiocomunicação

Bombeiros e policiais civis e militares da região de Princesa Isabel, no interior da Paraíba, participaram, nessa quinta-feira (2), de um treinamento sobre radiocomunicação. A atividade ocorreu no fórum da cidade e teve o objetivo de capacitar os agentes a usar os novos equipamentos de alta tecnologia que vão garantir mais segurança e sigilo nos diálogos feitos pelos policiais.

O treinamento foi ministrado por equipes da Gerência de Tecnologia e Informação (GTI) da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds). Segundo o major do Corpo de Bombeiros e membro do GTI, Anderson Gomes, a implantação do novo sistema de radiocomunicação vem sendo feita, de forma gradativa, desde 2016. A nova tecnologia já está em funcionamento na maior parte do Estado. Os novos maquinários já foram instalados em regiões que compreendem João Pessoa a Patos. A próxima localidade a ser contemplada com o novo serviço é Princesa Isabel, onde o sistema passará a funcionar em uma semana.

“Já instalamos torres em Princesa Isabel, que deverão começar a funcionar dentro de sete dias. Estão aguardando apenas a ligação da energia elétrica, feita pela concessionária. Por isso, ofertamos esse treinamento aos agentes públicos dessa região para que possam usar os novos equipamentos”, afirmou o oficial.

Segundo Anderson Gomes, as torres e os equipamentos usados na radiocomunicação instalados em prédios e em viaturas da Paraíba vêm sendo substituídos por uma tecnologia mais moderna. “Com esses novos equipamentos, a comunicação será criptografada, o que vai dificultar que as mensagens sejam copiadas ilegalmente por criminosos. Outra vantagem é que as torres serão interligadas umas às outras e, com isso, o policial de uma cidade poderá se comunicar com outro em outra cidade, girando apenas um botão no equipamento”, explicou o oficial.

Outra novidade é a rápida localização das equipes de policiais ou de bombeiros que estiverem nas ruas. É que os equipamentos possuem rastreadores internos, que indicam o local exato em que se encontram.

A Seds elaborou um cronograma e outras cidades deverão receber o a implantação dos novos equipamentos ainda este ano. Entre as cidades com treinamentos já agendados estão Piancó, Itaporanga e Salgado de São Félix.

Secom-PB