Apontada como uma “nova competição”, começa neste sábado (18), a fase semifinal do Campeonato Paraibano de 2023, com jogo que reúne Sousa e Botafogo-PB, às 16h, no estádio Almeidão, em João Pessoa. O time sousense chega à segunda fase da competição como líder com 20 pontos. Os botafoguenses se classificaram na quarta colocação.
Quando as duas equipes entrarem em campo, Botafogo e Sousa começam a decisão por uma das vagas na grande final do Paraibano. Além disso, os dois times disputam o direito de representar a Paraíba na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil na próxima temporada.
Vale a pena acrescentar que os dois times já estão garantidos no Campeonato Brasileiro de 2024. O Sousa, devido à pontuação, está garantido na Série D. Já o Botafogo, que está na Série C, pode permanecer na mesma série ou, o máximo, cair para a Série D.
Reforços
De olho nas conquistas dessas vagas e com campanha ruim, o Botafogo-PB tratou de reforçar o elenco nos últimos dias. As novidades para a partida deste sábado devem ser o zagueiro Carlos Alexandre, que estava no Vila Nova-GO, e o volante Vitinho, que voltou ao clube botafoguense depois de dois anos.
O Sousa não realizou contratações depois da boa colocação conquistada. A diretoria do Dino preferiu valorizar o elenco, acreditando que o time mostrou ter condição de brigar pelo título estadual e pelas vagas nas competições promovidas pela CBF. O meia Daniel Costa, que estava suspenso, volta ao time.
Classificação
Para terminar a primeira fase do Certame Estadual, o time do Sousa realizou nove partidas, vencendo seis, empatando duas e perdendo apenas uma. O Sousa ainda tem o melhor ataque com 14 gols e melhor defesa, deixando passar quatro bolas e dez gols de saldo. O artilheiro sousense é Luiz Henrique, com quatro gols.
O Botafogo ficou com a quarta colocação na classificação geral depois de nove partidas, com apenas três vitórias e seis empates, sendo o único time invicto no certame. O Botafogo marcou 11 gols e tomou seis, com saldo de cinco gols. O meia Renatinho, artilheiro do Botafogo, com três gols, não joga devido ao terceiro cartão amarelo.
Partida de número 100
Nos confrontos entre Botafogo-PB e Sousa, foram registradas 100 partidas, com 49 vitórias dos botafoguenses e 26 dos sousenses e mais 24 empates. O Botafogo marcou 56 gols e tomou 27.
Na partida entre Botafogo-PB e Sousa pela primeira fase da competição estadual de 2023 foi registrado o empate de 1 a 1. A última vitória do Botafogo, como visitante, foi de 1 a 0, na temporada de 2021. Já o Sousa venceu o Botafogo, pela última vez, em João Pessoa, em 2010, por 3 a 2.
Campanhas dos dois times na 1ª fase
Botafogo da Paraíba
- Serra Branca 1 x 1 Botafogo-PB (Amigão)
- Sousa 1 x 1 Botafogo-PB (Marizão)
- Botafogo-PB 2 x 2 Campinense (Almeidão)
- Botafogo-PB 0 x 0 Treze (Almeidão)
- Queimadense 1 x 1 Botafogo-PB (Amigão)
- Botafogo-PB 2 x 0 Auto Esporte-PB (Almeidão)
- CSP 0x1 Botafogo-PB (Almeidão)
- Botafogo-PB x São Paulo Crystal (Almeidão)
- Nacional 0x2 Botafogo-PB (José Cavalcanti)
Sousa
- Sousa 4 x 0 Auto Esporte-PB (Marizão)
- Sousa 1 x 1 Botafogo-PB (Marizão)
- Serra Branca 1 x 2 Sousa (Amigão)
- São Paulo Crystal 0 x 1 Sousa (Carneirão)
- Sousa 0 x 1 Campinense (Marizão)
- Nacional de Patos 0 x 1 Sousa (José Cavalcanti)
- Queimadense 0 x 0 Sousa (Amigão)
- Sousa 1 x 0 Treze (Marizão)
- Sousa 4×1 CSP (Marizão
Arbitragem
A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Paraíba escalou Josimarques Domingos. Os assistentes são Ruan Neres Sousa e Gleydson Francisco. Para a reserva, foram escalados Guilherme Fonseca e Arlindo Nascimento.
Portal Correio