Botafogo-PB e Santa Cruz de Santa Rita foram os dois clubes paraibanos que representaram o Estado na Copa do Nordeste, em 1994. Com isso, no próximo ano, quando Treze e, possivelmente Botafogo-PB e Sousa (que vão disputar a Pré-Copa do Nordeste), entrarem em campo, a Paraíba vai completar 30 anos de disputa na competição mais importante da Região.
Os clubes paraibanos participantes na Copa Nordeste, são os seguintes de acordo com cada temporada. Em 1994, Botafogo-PB e Santa Cruz de Santa Rita estiveram na competição. O evento passou dois anos sem acontecer, mas em 1997, outra uma Botafogo-PB e Santa Cruz de Santa Rita.
Enquanto que, no ano de 1998, a Paraíba foi representada por Botafogo-PB e Treze. No ano seguinte, Botafogo-PB e Campinense foram os representantes paraibanos. Em 2000 o Botafogo-PB e Treze mais uma vez o Estado. Os Botafogo-PB e Treze tiveram uma sequência entre 2002 e 2003.
Devido à divergência entre a Liga do Nordeste e a CBF, a Copa do Nordeste ficou sete anos sem acontecer e só voltou em 2010 e mais uma vez Botafogo-PB e Treze representaram a Paraíba. Na temporada seguinte, o estado teve Campinense e Sousa como seus representantes – com destaque para o Campinense, que foi o campeão do Nordeste.
Em 2014, os times de Botafogo-PB e Treze voltaram a ser os participantes da competição. No ano de 2015, 2016 e 2017, a Paraíba foi representada por Botafogo-PB e Campinense. Na temporada de 2018 teve Botafogo-PB e Treze.
A partir de 2019 a competição passou a ter a fase preliminar e a Copa do Nordeste e apenas o Botafogo-PB em 2019 e 2020: Botafogo-PB. Em 2021, outra vez o Botafogo-PB com o Treze. Em 2022 teve Botafogo-PB, Campinense e Sousa. No ano passado, apenas o Campinense na competição.
Todos os participantes
O Estado da Bahia será representado no próximo ano por Bahia (campeão) e Vitória (29º no ranking). Na Pré-Copa do Nordeste a Bahia tem Juazeirense (57º no ranking) e Jacuipense (vice no Estadual).
Os clubes de Pernambuco são Sport (campeão) e Náutico (37º no ranking). A Pré-Copa do Nordeste tem Santa Cruz (59º no ranking) e Retrô (vice no Estadual). Já Alagoas tem o CRB (campeão) e a Pré-Copa do Nordeste: CSA (28º no ranking) e ASA (vice no Estadual).
O Rio Grande do Norte será representado por campeão (América) e na Pré-Copa do Nordeste conta com classificado pelo ranking (ABC/44º) e Potiguar de Mossoró (3º no Estadual).
A Paraíba terá o Treze (campeão) com presença garantida. Enquanto que, a Pré-Copa do Nordeste terá Botafogo (56º no ranking) e Sousa (vice no Estadual). O Estado de Sergipe terá Itabaiana (campeão) e na Pré-Copa do Nordeste, Confiança (47º no ranking e vice estadual).
O Piauí terá como representantes River (campeão piauiense em 15/04) e na Pré-Copa do Nordeste: Altos (58º no ranking).
Portal Correio