O Botafogo-PB dá início, nesta segunda-feira, a pré-temporada, visando as competições de 2022. O Belo, que participará de dois campeonatos já no primeiro semestre do novo ano (Campeonato Paraibano e Copa do Nordeste), contratou 13 reforços para a temporada e conta com 23 atletas no plantel que começará os treinos — mas três deles talvez não se apresentem na Maravilha do Contorno.
Confira a tabela do Campeonato Paraibano 2022
Mercado da bola: confira tudo sobre quem chega, quem sai e quem fica no futebol paraibano para a temporada 2022
A diretoria do Botafogo-PB definiu, ainda no final de 2021, que a pré-temporada só seria iniciada na primeira segunda-feira de janeiro. Além de ter marcado o início dos trabalhos, Francisco Sales, executivo de futebol do clube, anunciou que o Alvinegro da Estrela Vermelha faria dois amistosos antes do começo da temporada, ainda sem adversários definidos.
A preparação, nos primeiros dias, deverá ser de avaliação e condicionamento físico, antes dos treinos táticos. Serão três semanas completas de trabalho até a estreia do clube na temporada, que está marcada para o dia 22 ou 23 de janeiro, no Almeidão, contra o Sergipe, pela Copa do Nordeste.
O Belo iniciou o período de contratações planejando um elenco com 25 atletas para 2022. Até o momento, entre permanências e reforços, o time comandado por Gerson Gusmão soma 23 jogadores para as disputas do Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste e Série C; confira:
Goleiros: Lucas e Paulo Gianezini
Laterais: Sávio, Lucas Gabriel, Bruno Ré e Alessandro
Zagueiros: Daniel Felipe, Gabriel Yanno, Paulo Vítor
Volantes: Pablo, Everton Heleno, Diego Gomes e Adriano
Meias: Juninho, Esquerdinha, Nádson e Anderson Paraíba
Atacantes: Adilson Bahia, Roney, Nicolas, Leilson, Rafael Barros e Gustavo Coutinho
Paulo Gianezini renovou com o Botafogo-PB para 2022, mas não deverá seguir no clube
Contudo, três atletas que renovaram com o Botafogo-PB para a próxima temporada podem se despedir do clube nos próximos dias. O meia Juninho recebeu proposta do Manaus, comandado por Evaristo Piza, e, segundo foi apurado pelo ge, o Belo não deve fazer esforços para segurar o atleta. Além dele, o zagueiro Daniel Felipe e o goleiro Paulo Gianezini também podem fechar com outros clubes. Caso as baixas se confirmem, o Belo deverá voltar ao mercado para fechar o elenco.
Na competição regional, o Botafogo-PB está no Grupo B, ao lado de Bahia, Ceará, Náutico, CRB, Sousa, Altos-PI e Floresta-CE. Já no estadual, o Belo está no Grupo A, junto de Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte, São Paulo Crystal e Sousa. A estreia no Campeonato Paraibano será no dia 3 de fevereiro, fora de casa, contra o Atlético-PB.
gepb