Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Brasil conhece caminho do hexa e já tem certeza de hegemonia de títulos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Com o encerramento dos jogos da fase de grupos, o Brasil já conhece o caminho que pode levá-lo ao hexacampeonato mundial na Rússia. Se passar pelo México nas oitavas de final, terá Bélgica ou Japão nas quartas. Já nas semifinais, a previsão é de pedreira: Portugal, Uruguai, Argentina e França estão na rota da Seleção de Tite.

Ao todo, são dez títulos mundiais no chaveamento da Seleção na Copa: Brasil (5), Argentina (2), Uruguai (2), França (1). Do outro lado, apenas Inglaterra (1966) e Espanha (2010) são campeãs.

Ao vencer a Inglaterra por 1 a 0, nesta quinta-feira, a Bélgica se classificou em primeiro lugar no Grupo G com nove pontos nos três jogos. Os belgas se juntaram a Uruguai e Croácia com 100% de aproveitamento na Copa da Rússia.
Nas oitavas de final, a Bélgica enfrentará o Japão (segundo colocado do Grupo H).
Das seleções que podem cruzar o caminho da equipe de Neymar e companhia na Rússia, a que traz piores lembranças é a da França. Os franceses já derrotaram o Brasil em jogos decisivos em três Copas do Mundo: em 1986 (quartas de final), 1998 (na final) e em 2006 (quartas de final).  A Argentina impediu que o Brasil chegasse à final da Copa de 1978, conquistada pelos “hermanos”, e também eliminou a Seleção da Copa de 1990 (oitavas de final). Já o Uruguai derrotou o Brasil na final da Copa de 1950, em pleno Maracanã.
A torcida brasileira já tem uma certeza: mesmo se não tiver êxito nesta Copa, o Brasil não poderá ser mais alcançado em número de conquistas da principal competição do futebol do planeta: cinco vezes.  Isso porque a única seleção que poderia se igualar e chegar ao penta era a Alemanha, desclassificada na última quarta com a pior campanha do Grupo F.
O outro país tetracampeão mundial é a Itália, que sequer se classificou para o Mundial.
Entre das 16 seleções que passaram da primeira fase e continuam na competição, apenas seis já levantaram a taça. O Brasil foi pentacampeão ao vencer em 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1970 (México), 1994 (Estados Unidos) e 2002 (Coréia do Sul/Japão). Duas delas foram bicampeãs: Argentina, 1978 (como país-sede) e 1986 (México); e Uruguai, em 1930 (como anfitriã) e 1950 (Brasil). Outros três países conquistaram a Copa uma vez, sendo que dois deles foram campeões dentro de casa: Inglaterra (1966) e França (1998). A Espanha ganhou o titulo de campeã mundial em 2010, na África do Sul.

Super Esportes