Brasileiros ficam fora da terceira lista de estrangeiros autorizados a sair de Gaza

Grupo de estrangeiros aguarda abertura da passagem de Rafah (Foto: Said Khatib / AFP)

O grupo com 34 pessoas que aguarda em Khan Younis, na Faixa de Gaza, para voltar ao Brasil ficou fora da terceira lista de estrangeiros autorizados nesta sexta-feira (3) a deixar a região pela passagem de Rafah. A passagem foi aberta na quarta-feira (1º) para permitir que os portadores de passaporte estrangeiro possam sair do território palestino bombardeado por Israel. As informações são do Portal Correio, parceiro nacional do Portal Correio.

Os países contemplados desta vez foram Alemanha, Estados Unidos, Itália, Indonésia, México e Reino Unido. No total, passaram para o Egito 571 pessoas, entre as quais 367 americanos e 127 britânicos. A liberação é resultado de um acordo entre o governo do Catar com Israel, Egito e o Hamas.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou por telefone, nesta quinta-feira (2), com Sameh Shoukry, chanceler do Egito. Segundo o Itamaraty, Vieira reiterou o pedido da liberação dos brasileiros para que possam entrar em território egípcio e ser repatriados. Com esse já foram cinco contatos do ministro com as autoridades egípcias, um deles de maneira presencial.

“Ainda não há previsão concreta para a saída dos brasileiros. O Brasil continuará a fazer gestões junto às autoridades locais até que se dê a saída dos brasileiros em Gaza”, afirmou o Itamaraty ao R7.

Wael Abou Mohssen, porta-voz da administração da parte palestina da passagem de Rafah, informou em um comunicado que dois ônibus com um total de “cem passageiros portadores de nacionalidade estrangeira” cruzaram a fronteira para o Egito nesta quinta-feira pela manhã.

O número exato de pessoas que serão autorizadas a entrar hoje em território egípcio é desconhecido, embora o Ministério das Relações Exteriores do Egito tenha estimado em 7.000, de 60 nacionalidades, o total de palestinos com passaporte estrangeiro e de cidadãos de outros países que devem chegar ao país africano.

Voo com brasileiros repatriados da Cisjordânia chega a Brasília

Outro grupo de brasileiros resgatados na Cisjordânia chegou à Base Aérea de Brasília na manhã desta quinta-feira. Os 32 brasileiros viajaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que fez uma parada no Recife, onde desembarcaram 6 repatriados e, de lá, seguiu até a capital da República com os 26 restantes. Dos repatriados, 12 são homens, 9 são mulheres e 11 são crianças.

Para voltarem ao Brasil, os repatriados foram levados de 11 cidades da Cisjordânia até Jericó, de onde cruzaram a fronteira com a Jordânia e seguiram até Amã, capital jordaniana. De lá, eles embarcaram no voo da FAB.

Segundo o governo federal, uma vez em solo brasileiro, as pessoas são encaminhadas para a sua cidade de origem. Confira:

• Brasília: 2 pessoas;
• Rio de Janeiro: 3 pessoas;
• Foz do Iguaçu: 8 pessoas;
• São Paulo: 5 pessoas;
• Porto Alegre: 1 pessoa;
• Florianópolis: 4 pessoas;
• Recife: 3 pessoas;
• Fortaleza: 3 pessoas;
• Curitiba: 2 pessoas; e
• Goiânia: 2 pessoas.

Todas as repatriações foram comandadas pela Operação Voltando em Paz, em oito voos vindos de Israel e um da Jordânia. Todos foram comandados pela FAB.

Portal Correio