O acesso do Esporte de Patos à 1ª divisão do Campeonato Paraibano passou pelas ideias de um técnico paraibano e que mostrou seus valores à beira do gramado com uma conquista incontestável. Bruno Monteiro tem apenas 33 anos e um futuro ainda promissor no mundo da bola, apesar da experiência que já adquiriu pelos 18 clubes que já comandou entre no futebol brasileiro e até internacional, quando comandou o TuS Rüssingen, do futebol alemão.
Curiosamente, Bruno não estava nos planos do Patinho, inicialmente. Após a saída de Hélio Cabral, poucos dias antes da estreia na Segundona, ele aceitou prontamente o convite para comandar a equipe patoense. O objetivo do clube foi cumprido com louvor: o acesso foi conquistado com autoridade, embora não sem um toque de dramaticidade. Na partida de volta contra o Cruzeiro de Itaporanga, o Esporte jogou com um jogador a menos desde os 27 minutos do primeiro tempo, após a expulsão de Daniel Costa, sustentando um resultado perigoso (1 a 1) até o final.
“Sem dúvidas, por todo o contexto, da forma como foi, como falei no vestiário durante o intervalo, Deus estava testando a nossa fé e nossa capacidade de resiliência, dentro de um cenário que ainda não tínhamos vivenciado na competição, principalmente com uma arbitragem desastrosa que por pouco não nos tirou esse acesso”, disse o técnico.
Gestão de elenco como prioridade
O comandante vê a campanha irretocável do Esporte de Patos como fruto de uma gestão do grupo de jogadores. De acordo com Bruno, o elenco do Patinho merece todo o reconhecimento pelo protagonismo imposto no percurso de volta à elite do futebol paraibano.
”Acredito que a gestão do ambiente e boas relações interpessoais são fundamentais para que possamos extrair o máximo de cada componente inserido no processo. No futebol não existe uma fórmula mágica, acredito e crédito muito dessa campanha, aos meus jogadores, eles são os grandes protagonistas e responsáveis pelo bom momento do clube nessa competição”, disse.
Valorizar e dividir os méritos do grande trabalho com todos do clube tem sido praxe para o treinador. Com nove vitórias, dois empates e uma invencibilidade a ser zelada na competição, os comandados de Bruno Monteiro chegam para a grande decisão sem saber o que é ser derrotado. O comandante, inclusive, nunca perdeu como treinador do Patinho.
”Com relação ao trabalho desenvolvido no Esporte, vejo com muita positividade tudo que estamos construindo nessa competição, como sempre faço questão de mencionar, é um trabalho feito por várias pessoas, uma construção coletiva que tem resultado nessa boa campanha até o momento”, comentou.
Foco no título
Após o acesso, o foco do Esporte de Patos está em buscar a coroação com o quinto título da 2ª divisão do futebol estadual. A grande decisão será disputada na próxima quarta-feira, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, em jogo único. Bruno Monteiro acredita que sua equipe está pronta para soltar o grito de campeão na capital paraibana.
“Acredito que estamos mais sólidos e fortalecidos para buscarmos a coroação de todo o trabalho. Nosso maior objetivo era a conquista do acesso e, consequentemente, o retorno do clube à elite do futebol paraibano. Acredito que os dois finalistas estarão em momentos similares, com a concretização do maior objetivo já concluída e buscando a coroação com o título”, concluiu.
Campanha do Esporte de Patos até o acesso
- 11 jogos
- 9 vitórias
- 2 empates
- 23 gols marcados
- 3 gols sofridos
- Aproveitamento: 81%
Arena Correio