Um bug parece “ressuscitar” dados que usuários de iPhone acreditavam ter sumido da face da Terra. Alguns relataram numa thread no Reddit que, após atualizar seus celulares para o iOS 17.5, fotos deletadas – algumas há bastante tempo – reapareceram.
Bug do iOS 17.5 parece trazer dados de volta das cinzas
- Usuários de iPhone relataram no Reddit que, após atualizar para o iOS 17.5, fotos deletadas há muito tempo reapareceram em seus álbuns Recentes;
- Além de fotos, um usuário relatou no X (antigo Twitter) que mensagens de voz antigas retornaram após a atualização. Testadores de versões beta do iOS relataram experiências semelhantes em versões anteriores;
- Dados de computador não são realmente deletados até serem sobrescritos. Os sistemas operacionais apenas removem as referências a eles. Tanto que alguns usuários mencionaram que o problema ocorreu mesmo sem sincronizar com o iCloud.
As pessoas contaram na rede social fotos antigas reaparecerem em seu álbum Recentes após instalarem a atualização do iOS lançada na segunda-feira (13). O sistema dá aos usuários a opção de restaurar fotos deletadas, mas, após 30 dias, elas deveriam sumir para sempre.
iOS 17.5 trouxe até nudes de volta, dizem usuários
A pessoa que iniciou a thread no Reddit afirmou que fotos NSFW (leia-se: nudes) que havia deletado “anos atrás” voltaram a aparecer no seu celular. Outro usuário disse que viu fotos de 2016 aparecerem como novas imagens – neste caso, a pessoa acha que não tinha deletado as fotos.
Um usuário também disse que viu uma foto retornar das cinzas mesmo sem sincronizar seu iPhone ou usar o iCloud. Isso implica que as imagens poderiam ressurgir do armazenamento do aparelho mesmo.
É possível que o aparente bug não se limite a imagens. Isso porque uma pessoa postou no X (antigo Twitter) que viu mensagens de voz antigas voltarem após a atualização. Vários testadores de versões beta disseram o mesmo sobre betas anteriores do iOS 17.
Para você entender: dados de computador nunca são realmente “deletados” até serem sobrescritos. Os sistemas operacionais simplesmente cortam as referências a eles.
Olhar Digital