A BYD reforçou nesta quinta-feira (17) o seu compromisso de investir R$ 3 bilhões no complexo de Camaçari, na Bahia, onde serão instaladas três novas fábricas da montadora.
- Uma unidade será dedicada à produção estimada de 150 mil automóveis eletrificados (híbridos e elétricos) por ano, incluindo os modelos Song Plus e o Dolphin. O ritmo de produção pode aumentar dependendo da demanda do mercado.
- Outra instalação produzirá caminhões elétricos e chassis para ônibus, com possibilidade de abastecer o mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
- A última processará células de lítio e ferro fosfato para a produção local de bateria, com a expectativa de gerar 5 mil empregos.
Visita do presidente da BYD ao Brasil
Uma informação exclusiva é que presidente da BYD, Wang Chuanfu, virá pessoalmente ao Brasil em outubro para oficializar o início da construção da planta, que será um espelho da fábrica de Guanghzou, na China.
Vale lembrar que o negócio ainda não está fechado, mas a antiga fábrica da Ford já é do governo da Bahia. Tudo indica que é questão de tempo até a BYD assumir as instalações.
A previsão de inauguração continua a mesma: entre o fim de 2024 e início de 2025.
Capacitação de brasileiros na China
A empresa também anunciou que levará pelo menos 100 profissionais do Brasil para treinamento na China. Uma forma da empresa apresentar todos os processo que serão adotados na fábrica da Bahia.
A fábrica em Camaçari
- Após a BYD oficializar que compraria a fábrica de Camaçari, a Ford vendeu a instalação para o governo da Bahia.
- Agora, a greentech chinesa negocia a aquisição com o governo do estado.
- O acordo tem o objetivo de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica.
- Com a aquisição do polo, a BYD planeja a construção de três unidades dentro do complexo;
- Ao todo o investimento custará cerca de R$3 bilhões para a BYD;
- O comunicado não revela o valor do acordo, ou seja, quanto a Ford receberá do governo da Bahia.
olhardigital