A ByteDance lançou, nesta terça-feira (6), um software que pode gerar vídeos com base em prompts de texto. O chamado Jimeng AI, junta-se a um número crescente de empresas de tecnologia chinesas que estão entrando no mercado emergente visado pela criadora do ChatGPT, a OpenAI.
Chatbot de vídeos da ByteDance
- Desenvolvido pela Faceu Technology, de propriedade da ByteDance, o Jimeng AI agora está disponível na Apple App Store para usuários chineses, relatou a Reuters;
- O lançamento no Android ocorreu em 31 de julho;
- O Jimeng AI oferece assinaturas de 69 yuans (US$ 9,65) mensais, 79 yuans por um único mês ou 659 yuans anualmente. Cada plano permite que os usuários criem cerca de 2.050 imagens ou 168 vídeos de IA por mês;
- A chegada do novo modelo de linguagem da dona do TikTok segue uma série de lançamentos semelhantes nos últimos meses na China.
Cabe lembrar que a Faceu Technology opera sob o negócio Jianying da ByteDance, mais conhecida por seu aplicativo de edição de vídeo CapCut.
Não apenas no mercado de chatbots de IA, a ByteDance também vem trabalhando para ganhar espaço no setor de chips de IA.
A dona do TikTok fez uma parceria com a americana Broadcom, empresa designer de chips, para desenvolver um chip avançado de IA. Duas fontes familiarizadas com o assunto informaram a Reuters sobra a medida, que ajudaria a ByteDance a garantir fornecimento suficiente de chips de IA de última geração em meio às tensões entre EUA e China.
O chip de 5 nanômetros — um produto personalizado conhecido como chip integrado de aplicação específica (ASIC) — estaria conforme as restrições de exportação dos EUA e o trabalho de fabricação seria terceirizado para a TSMC, de Taiwan.
Olhar Digital