Os pilotos de drones que desejam sobrevoar a Via Folia para captar imagens dos blocos têm até esta quarta-feira (19) para cadastrar os equipamentos. O prazo anterior havia terminando na última quinta-feira (13).
De acordo com a Polícia Militar, a localidade vai se tornar nos próximos dias 22 à 26 de fevereiro, uma Zona Restrita de Voo (FRZ). A medida tem o objetivo de regulamentar a atividade dos pilotos e das aeronaves, nas localidades de festa com grande concentração de pessoas.
Para realizar o cadastro, os interessados devem preencher um formulário que está disponível nas plataformas da PM e que pode ser acessado clicando aqui.
“Essa medida já foi implementada em eventos anteriores, e na última sexta-feira (14), na abertura do pré-carnaval, o que trouxe ainda mais segurança para os foliões. A regulamentação é feita justamente com essa intenção de ordenar o espaço, tanto é que o registro é feito junto ao Cindacta III, da própria Força Aérea Brasileira, que legaliza as ações”, explicou o major Deuslânio Menezes, comandante do Comando de Operações Aéreas (COA).
Punições
Caso os pilotos descumpram a normativa, eles podem responder por crimes e contravenções penais, cuja penas pode chegar a 5 anos de prisão.
Portal Correio