Caiu aí? Pix e serviços do Santander enfrentam instabilidade

Na manhã desta quinta-feira (20) usuários do Santander em todo o Brasil relataram problemas com os serviços digitais do banco.

instabilidade afetou principalmente o aplicativo móvel, impossibilitando a realização de transações via Pix e outras operações financeiras.

Falhas e mensagens de erro no app do Santander

De acordo com relatos em redes sociais e na plataforma Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, as falhas começaram a ocorrer por volta das 10h45 da manhã, com um pico de notificações de quase 500 registros.

Instabilidade afetou principalmente o app do Santander, impossibilitando a realização de transações via Pix e outras operações financeiras. (Imagem: Reprodução/Downdetector)

Os usuários se depararam com dificuldades ao tentar realizar pagamentos e transferências, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Uma mensagem de erro específica, “Código 74902 Santander“, foi amplamente divulgada, indicando problemas na plataforma.

No Google Trends, também houve um aumento repentino nas pesquisas pelos termos “Santander fora do ar“, “Código 74902 Santander” e “credentials must be provided“, evidenciando o problema.

Relatos de usuários nas redes sociais

A instabilidade causou transtornos para muitos correntistas, que foram surpreendidos pela indisponibilidade dos serviços durante a finalização de compras e pagamentos.

A repercussão do problema foi imediata no X (antigo Twitter), com usuários compartilhando relatos de dificuldades.

O que diz o Santander

Olhar Digital entrou em contato com o Santander. Em nota, o banco confirmou a “instabilidade momentânea na manhã desta quinta-feira (20)”. O problema já foi solucionado e o “app opera normalmente”.

O Santander informa que houve uma instabilidade momentânea na manhã desta quinta-feira (20) no seu aplicativo para pessoas físicas A questão foi solucionada e o app opera normalmente para os clientes

Santander, em nota enviada ao Olhar Digital.

Olhar Digital