Campina Grande inicia aplicação de segunda dose da vacina de Covid-19 em crianças

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (22), a aplicação de segundas doses da vacina Coronavac em crianças de 5 aos 11 anos de idade que receberam a primeira dose há 28 dias. As crianças que receberam a vacina Pfizer pediátrica devem receber a D2 após oito semanas da aplicação da dose 1.

Para receber a segunda dose, as crianças que estão no período adequado devem ser levadas a um dos pontos da vacinação infantil. O Município já imunizou 21.722 crianças com a primeira dose, o que corresponde a 56% do público-alvo, mas o esquema vacinal precisa ser completado com a segunda dose.

“Temos uma procura muito satisfatória em Campina Grande com a adesão dos pais e responsáveis. Precisamos reforçar este recado, porque é necessário que todas as crianças recebam a segunda dose para completarem o esquema que aumenta a proteção. Agora estão sendo aplicadas as segundas doses de quem recebeu a Coronavac há 28 dias. Em breve, também aplicaremos a segunda dose da Pfizer pediátrica, que acontece com oito semanas de intervalo”, disse a gerente de Atenção Básica, Samira Luna.

A Coronavac é administrada em crianças de 6 aos 11 anos de idade que não sejam imunossuprimidas e a vacina da Pfizer é aplicada em crianças de 5 a 11 anos que sejam ou não imunossuprimidas. A vacina da Pfizer pediátrica tem apenas um terço dos componentes da vacina de adulto e sua dose é de 0,2 ml. Já a Coronavac é a mesma aplicada nos adultos, tanto a vacina como a dose que é de 0,5 ml.

Campina Grande não teve nenhum caso de reação adversa moderada ou grave em crianças e não é necessário prescrição médica para vacinar. Porém é necessária a autorização dos pais ou responsáveis e, caso eles não possam comparecer, devem enviar um termo de consentimento pelos representantes. No caso de crianças com comorbidades, é preciso apresentar laudo.

clickpb