Previous
Next
Previous
Next

Carro elétrico e autônomo da Audi será “uma revolução”, garante projetista

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O chefe de design da Audi, Marc Lichte, disse em entrevista ao Car and Driver que o próximo veículo autônomo do Projeto Artemis será uma “revolução”. O carro, que tem o codinome “Landjet”, será construído na mesma arquitetura PPE dos elétricos de última geração da Audi, Porsche e Bentley.

O Projeto Artemis tem como objetivo criar um “carro elétrico altamente eficiente, que poderá estar nas ruas já em 2024”, e o “Landjet” pode ser esse modelo. De acordo com Lichte, o carro está em um segmento “super-high-premium”, com foco em viagens de longa distância.

“Vamos criar um conceito radical. Este carro será diferente de tudo”, disse Lichte. O Projeto Artemis está sendo comandado pelo engenheiro de carros de corrida da Porsche, Alexander Hitzinger, e usará a arquitetura modular PPE (Premium Platform Electric), que permite a construção de veículos de piso baixo, como os esportivos, e altos, como SUVs.

Como padrão, os veículos com essa arquitetura são equipados com um motor elétrico na parte traseira, com os modelos top de linha com um segundo motor elétrico no eixo dianteiro, que permite ativar a tração nas quatro rodas automaticamente quando necessário. O Projeto Artemis é a arma do Grupo VW para enfrentar a Tesla no mercado de elétricos.

O “Landjet” está atualmente em desenvolvimento no estúdio de Lichte. O designer contou que a Audi mudará completamente o layout do interior do carro, ao mesmo tempo que o exterior será igualmente diferente do que estamos acostumados a ver da montadora. O veículo autônomo eliminará qualquer necessidade de controles e que dará aos projetistas da Audi “a capacidade de buscar uma nova abordagem de como um carro deve ser”.

Via: Car and Driver