Casa da Pólvora recebe exposição de presépio natalino

Foto: Divulgação/Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), abre, nesta quinta-feira (1º), às 16h, a exposição de um presépio natalino produzido pelo artista visual Babá Santana. A mostra acontece na Casa da Pólvora, Centro Histórico da Capital, e conta com a participação do Quinteto de Metais e da Banda 5 de Agosto. O presépio fica exposto até 8 de janeiro.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, ressalta que a prefeitura está preparando um conjunto de ações culturais para o período natalino. Essas ações têm um perfil religioso, como é o espírito do Natal, mas também artístico e cultural. “Nós começamos com o presépio na Casa da Pólvora pelo segundo ano. É um projeto que estamos mantendo e ampliando, de maneira que o público possa entrar nesse espírito natalino”, comenta.

Antônio Alcântara, diretor de Ação Cultural da Funjope, conta que os personagens do ano passado, Jesus, Maria, José e alguns animais, estão sendo restaurados, e o artista visual Babá Santana está produzindo outros para preencher o espaço do local. “Teremos os Reis Magos, por exemplo. A ideia é transportar as pessoas para a magia do nascimento de Jesus Cristo, que imaginamos ter sido um lugar rústico como aquele, com pedra”, destaca.

Ele afirmou que a Casa da Pólvora tem toda uma simbologia do Natal e a intenção é ampliar a visitação do lugar, que já é bastante procurado por turistas e moradores da Capital. Alcântara afirma que é uma linda exposição do Natal, mostrando o nascimento de Jesus Cristo, e ressalta que as pessoas esquecem o real sentido da data.

“Babá Santana é um artista conhecido internacionalmente por suas obras. Então, juntamos o talento do artista com a vontade de fazer. O resultado vai ser o mais bonito possível. Esperamos que João Pessoa participe e visite durante esse mês inteiro”, convida o diretor.

Já o artista visual conta que está finalizando as figuras e nesta quarta-feira (30) começa a montagem do cenário para colocar as peças que são em tamanho natural, todas feitas com papel utilizando a técnica da papietagem, semelhante ao papel machê. “Sou apaixonado por presépio desde criança. Hoje, as pessoas têm o presépio como elemento decorativo, mas ele faz parte da simbologia do Natal”, enfatizou.

Para concluir o presépio, Babá Santana precisou de quase 30 dias. Em relação ao de 2021, o presépio tinha José, Maria, o Menino Jesus, o galo, o anjo e alguns carneirinhos. Este ano, além desses personagens, terá mais anjos e os Reis Magos. A expectativa do artista é de que muitas pessoas procurem o espaço para saber mais sobre a obra, a técnica e valorizar a história do nascimento de Cristo.

Portal Correio