Cearte abre mais de 3 mil vagas para seis cursos diferentes

O Centro Estadual de Arte (Cearte) está com inscrições abertas para cursos em Dança, Artes Visuais, Música, Teatro, Audiovisual e Literatura. Para essas seis linguagens artísticas estão sendo disponibilizadas 3.043 vagas, em 260 turmas. As aulas serão ministradas nas unidades do Centro e do Espaço Cultural, em João Pessoa. As matrículas irão até o dia 18 de agosto e as aulas começam no dia 13 de agosto.

A ênfase neste período está no curso de fotografia. Devido a demanda o Cearte quadruplicou o número de vagas, passando de cerca de 50 para 186. Além disto, o Cearte está oferecendo uma variação nos cursos de fotografia. Haverá cursos de Fotografia Iniciante, Tratamento Fotográfico, Fotografia para Crianças, Fotografia para Melhor Idade, Fotografia Documental, Fotografia Autoral e Mobigrafia. O curso de Mobigrafia é voltado para quem quer aprender a fotografar e editar utilizando o smartphone.

Além da variação nos cursos de fotografia, outra novidade está na literatura. Os cursos estão voltados para quem quer aprender a escrever, pensar e interpretar a literatura criada por diversos autores. Os cursos oferecidos são o de Literatura de Autoria Paraibana; Literatura e Psicanálise; Direito ao Grito, literatura feminina e a construção da identidade; Poesia para Criança; Escrita Criativa, o conto; e Ressignificando o Cotidiano, do Jornal à Crônica.

“Nosso objetivo com a área de linguagem da literatura é ressaltar a palavra enquanto motivação para criação artística. É uma oportunidade para as pessoas que querem investir na criação,e entrar em contato com vários olhares e estilos da Arte de Escrever”, pontua a diretora do Cearte, Laura Moreno.

Há ainda a inserção na área de Música do curso de Acordeon. “A intenção é resguardar os ritmos nordestinos como patrimônio imaterial e cultural”, frisa Laura.

Outra novidade são as Aulas de Alongamento e Fortalecimento Muscular, indicadas para pessoas de 45 a 80 anos. “Não foge do campo do ensino da arte, porque é uma tarefa importante o conhecimento do funcionamento do corpo para dança, para a vida”, justiça Laura, que completa: “A professora além de bailarina e doutora em educação física,tem um olhar de conteúdos transversais, transdisciplinar para o alongamento e fortalecimento”.

Para acessar ao CEARTE, usar as instalações, instrumentos, materiais e participar das propostas dos cursos e da construção dos conteúdos do campo do conhecimento da arte e manutenção, os alunos devem fazer uma contribuição única, semestral para o CEARTE, de R$ 130,00. Alunos da rede pública e o servidor público que recebe uma remuneração bruta de até dois salários mínimos, mediante apresentação de comprovante de renda, contribui com apenas R$ 60,00.

Têm direito ao acesso livre os beneficiários do Bolsa Família, mediante comprovação, e pessoas com deficiência. Vale ressaltar que o Cearte é uma Escola de Arte e se configura como um centro de formação com oferta de cursos livres, técnicos e de extensão.

Fonte. portal correio