João Pessoa registra fortes chuvas na manhã desta segunda-feira (1º). Trânsito lento, problemas em sinalizações de trânsito, oscilação no fornecimento de energia elétrica e pontos de alagamento eram alguns dos transtornos relatados já no início do dia. A previsão é de mais chuvas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o restante da Paraíba também deve ficar em estado de atenção até as 8h desta terça (2).
São esperadas chuvas de até 50 milímetros por dia ou entre 20 milímetros e 30 milímetros por hora. Ventos também devem ser intensos, podendo variar de 40 km/h a 60 km/h. Há risco de quedas de árvores, alagamentos, descargas elétricas e corte de energia elétrica.
O Inmet orienta que em caso de rajadas de vento, a população das áreas afetadas não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é prudente evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergência, devem ser acionadas Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cuidados no trânsito
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) pede que motoristas reduzam a velocidade ao perceber acúmulo de água na pista; acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores; evite freadas buscas para não travar as rodas e derrapar; mantenha distância segura do que veículo que está à sua frente; e, na dúvida, pare no acostamento quando a chuva estiver forte.