Previous
Next
Previous
Next

Cinco apps gratuitos que ajudam a economizar água

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Apps que ajudam a economizar água podem ser uma boa opção para controlar os gastos do mês. Disponíveis para Android e iPhone (iOS), programas como o Organizze permitem monitorar as finanças, enquanto plataformas como Sustentabilizando e Showr possibilitam calcular o valor médio das contas de água previamente. As ações além de ajudar a economizar dinheiro, também são benéficas para o meio ambiente, já que reduzem o consumo de recursos naturais.

Pensando nisso, o TechTudo separou uma lista com cinco aplicativos que ajudam a economizar água. Confira a seguir como funcionam os apps e como eles podem ser úteis no dia a dia.

1. Água Consciente
O Água Consciente tem como proposta fazer com que usuários evitem gastos excessivos de água conscientizando-os sobre o desperdício do recurso durante a realização de tarefas rotineiras do dia a dia. Ao abrir o app é possível conferir quatro quadros com ações que envolvem o consumo de água: escovar os dentes, lavar louça, lavar roupa e tomar banho. A ideia é que, ao realizar cada uma destas ações, o usuário ative o cronômetro do app, que calcula quantos litros de água em média são gastos durante a realização das tarefas.

Além disso, também é possível conferir o histórico com o volume de água gasto durante os meses anteriores e, assim, comparar o consumo para checar se houve economia de água, por exemplo. O aplicativo está disponível somente para celulares Android.

2. Sustentabilizando
O Sustentabilizando está disponível para Android e tem funcionamento similar ao Água Consciente, mas conta com algumas funcionalidades extras. Pela plataforma também é possível ativar o cronômetro para calcular o tempo e a quantidade de água utilizada em tarefas da rotina. Entretanto, o app ainda é capaz de calcular o valor aproximado em reais que é gasto pelo usuário ao realizar estas ações.

O aplicativo ainda traz outras duas abas na página inicial: a primeira conscientiza sobre o uso de materiais recicláveis e a segunda calcula o consumo de energia elétrica para evitar o desperdício. Além disso, o Sustentabilizando tem jogos interativos e permite que o usuário visualize estatísticas de consumo, podendo calcular o valor da conta de luz e de água para ter uma média aproximada ao longo do mês.

Sete dicas para economizar energia em casa e pagar menos na conta de luz
Article Photo
Eletroeletrônicos que economizam energia: 5 opções para comprar no Brasil
Article Photo

6 aplicativos para vender coisas usadas
Article Photo

3. Tempo de Banho
O Tempo de Banho funciona como uma espécie de timer e tem três opções de tempo pré-definidas: 4, 8 e 12 minutos. A ideia é que, ao entrar no banho, o usuário ative o cronômetro do aplicativo para limitar o tempo debaixo do chuveiro, economizando água e luz.

Ao escolher uma das opções já configuradas de tempo, o app inicia o cronômetro com 30 segundos, que seria o período suficiente para se preparar para o banho, por exemplo. Terminados os 30 segundos, a contagem regressiva com o tempo total selecionado no cronômetro se inicia e envia avisos sonoros a cada minuto.

O app Tempo de Banho funciona como um timer para evitar o desperdício de água debaixo do chuveiro — Foto: Reprodução/Clara Fabro
O app Tempo de Banho funciona como um timer para evitar o desperdício de água debaixo do chuveiro — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Showr – Smart Shower Timer
O Showr tem funcionamento bastante similar ao app Tempo de Banho. Ele também está disponível apenas para Android, e funciona como um cronômetro para evitar gasto de tempo desnecessários embaixo do chuveiro. As opções de tempo também são pré-definidas, com 5, 8 e 12 minutos.

Além disso, o app também consegue estimar a quantidade total de litros usados e o consumo de água no mês com base em informações como o quociente de vazão do chuveiro e o preço da água por litro. Um ponto negativo do Showr é que não é possível modificar o idioma do aplicativo para português.

5. Organizze – Controle de gastos e despesas mensais
O Organizze, diferentemente dos outros apps da lista, é uma plataforma mais voltada para o controle financeiro. No entanto, o aplicativo pode ser bastante útil para quem quer controlar o gasto com a conta de água mensalmente. Ao realizar o cadastro no app, ele pede informações como o seu salário atual e os gastos essenciais. A partir daí, é possível controlar possíveis variações de valores nas contas e, assim, ajustar o consumo para reduzir despesas no final do mês. O Organizze está disponível para Android e iPhone (iOS).