O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, se reuniu, na tarde dessa segunda-feira (22), com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sintur) para discutir as estratégias de formulação do protocolo de retomada da circulação de ônibus. O serviço está suspenso desde o dia 21 de março, quando começaram as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Apenas profissionais e trabalhadores da área da saúde, que estão na linha de frente de combate à pandemia, podem usar o transporte.
No dia 15 de junho, João Pessoa deu início à primeira etapa plano de flexibilização, que manteve os ônibus fora de circulação. Para as etapas seguintes, a prefeitura informou, sem mais detalhes, que novos protocolos seriam estudados, abrindo margem para interpretação de que o serviço pode retornar, mesmo que parcialmente, na segunda fase da flexibilização, que começa em 30 de junho.
“Recebemos todo o material proposto pelo setor de transportes com relação às novas normas, ao protocolo que está sendo sugerido. A prefeitura tem feito esse acompanhamento passo a passo para que possamos fazer o retorno seguro e sem jogar fora todo o esforço que foi feito não só pela nossa gestão, mas também pelo povo de nossa cidade. Nossa ideia é dar passos seguros que garantam a preservação da vida e saúde de nosso povo”, afirmou Luciano Cartaxo, após a reunião com o Sintur.
Segundo o prefeito, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) irá avaliar as propostas do setor e alinhá-las às normas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aos protocolos estabelecidos na Capital pela Secretaria de Saúde (SMS), feitos por médicos e sanitaristas. Todas as ações a serem adotadas no retorno da circulação dos ônibus, assim como de outros setores, se dará mediante análise de avaliação de risco.
portal correio