Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Com aval da Fifa, CBF vai implementar mudanças na regra já no início do Brasileiro

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O Campeonato Brasileiro 2019 começará, neste final final de semana, com uma novidade: as mudanças nas regras do futebol. Divulgadas pela Ifab (International Football Association Board), elas passariam a ter validade inicialmente em de 1º de junho. A CBF, porém, pediu autorização para implementá-las a partir da primeira rodada da principal competição nacional.

Em março, a Ifab aprovou a alteração. A ideia era implementá-las após o fim da temporada europeia. A Copa América no Brasil, que começa em 14 de junho, já ocorrerá diante das novas normas.

O Blog Bastidores da Arbitragem fez um resumo das mudanças ao detalhar as 12 mais significativas (confira clicando aqui).

Uma das principais alterações é sobre lances de mão na bola. Qualquer jogada de gol em que a bola for tocada pela mão do jogador será invalidada. Outra mudança importante é na cobrança de pênalti. Atualmente, os goleiros precisam manter os dois pés sobre a risca do gol até o adversário chutar a bola. A mudança permitirá que eles fiquem com só um pé na linha.

Santos e SP receberam o ofício encaminhado pela comissão de arbitragem, mas não entenderam que as mudanças já valeriam pra agora. O CSA não tem o documento em mãos, mas disse estar ciente de que as mudanças são imediatas.

Corinthians, Fluminense, Palmeiras e Chapecoense receberam ofício e dizem estar cientes que as mudanças são para agora. O Atlético-MG diz não ter o documento e garante que o efeito das novas regras não será imediato.

São Paulo, Santos, Athletico e Grêmio foram, até o momento, os clubes que pediram palestra para explicação das novas regras. Já Fortaleza e Goiás terão palestra sobre o VAR, já que ainda não estiveram em jogos onde o recurso estava disponível.

Confira o ofício da comissão de arbitragem

Para complementar as informações contidas na circular n.15m que contém as alterações na regra do futebol, ocorridas durante a 133ª Reunião Geral Anual (AGM) da International Football Association Board (The IFAB) , encaminhamos-lher o documento abaixo “REGRAS DO JOGO 2019/2020 – MUDANÇAS E ESCLARECIMENTOS”, com conteúdo completo das alterações já informados na referida Circular.

Apesar do título do documento “REGRAS DO JOGO 2019/2020 – MUDANÇAS E ESCLARECIMENTOS”, a CA/CBF confirma que, oportunamente, prestará todos esclarecimentos técnicos que as mudanças ensejarão na prática, vistando, como dito, a alcançar um padrão o mais aproximado possível da arbitragem.

Informamos que os campeonatos brasileiros das séries A, B, C e D desde o seu início serão regidos pelo novo texto e a Copa do Brasil adotará as alterações a partir das oitavas de final. Para as competições de base e feminino, que já estão em andamento informaremos oportunamente quando serão adotadas as alterações da Regra do Jogo.

A adoção das novas regras e orientações nas competições citadas antes de 1º de junho, que é a data oficial da implantação, está autorizada pela IFAB.

11 de abril de 2019

Leonardo Gaciba da Silva

Presidente da CA/CBF

G1