Com base paraibana, seleção de futebol de cegos encara Argentina nesta quarta (22)

Com a base de atletas e quase toda comissão formada por paraibanos, a Seleção Brasileira de futebol de cegos volta a entrar em quadra, em compromisso diante da Argentina, nesta quarta-feira (22), às 18h. Este é mais um duelo válido pelos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e realizado no campo da modalidade localizado dentro do complexo do Estádio Nacional do Chile.

O Brasil vem de uma vitória diante da Colômbia por 1 a 0. Antes, os brasileiros venceram o México (1 a 0) e o Chile (2 a 0) e seguem com 100% de aproveitamento. Os atletas paraibanos do time são: Jonatan Felipe, Jardiel Vieira, Maicon Junior, Matheus da Costa e Luan Lacerda, juntamente com o técnico Fábio Vasconcelos, o assistente Josinaldo Souza, o preparador físico Edson Santos, além do fisiologista Alexandre Sérgio e o fisioterapeuta Halekson Freitas.

A competição é disputada por seis países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru – que se enfrentam em turno único, no sistema de todos contra todos. Os dois melhores fazem a final, no dia 25, às 20h. Terceiro e quarto jogam pelo bronze.

Este evento, de acordo com o treinador Fábio Vasconcelos, servirá de preparação para os brasileiros, já classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 graças ao terceiro lugar conquistado na Copa do Mundo da Inglaterra. Na capital francesa, o time buscará o hexa – é o único vencedor de todas as edições realizadas com a modalidade na grade, a partir de Atenas 2004.

Paraibanos ganham ouro e prata

Enquanto os paraibanos no futebol de cegos continuam nas disputas e outras modalidades já teve paraibanos no pódio, nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. O destaque é Ailton de Andrade Bento de Souza, medalha de ouro nos até 80kg, no Halterofilismo. O paraibano de 38 anos é natural de Mamanguape, zona norte da Paraíba.

De acordo com as informações do CPB, “Ailton Souza sofreu de paralisia infantil no momento de seu nascimento, após um erro médico e a aplicação de benzetacil no nervo ciático, que atrofiou sua perna esquerda. Conheceu o halterofilismo por um amigo, que já estava na modalidade e o convidou para fazer uma visita onde treinava”.

Outro medalhista no Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 é Willians Araújo, que ganhou prata acima de 90kg, no judô. Willians Araújo tem 32 anos e é natural de Riachão do Poço. O judoca é da classe J1 (cego total).

Portal Correio