Previous
Next
Previous
Next

Com gol de Coutinho e 3 de Suárez, Barcelona goleia no clássico e afunda Real Madrid na crise

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Sem Lionel Messi, o Barcelona viu Luis Suárez tornar-se o protagonista no clássico contra o Real Madrid, no Camp Nou. O uruguaio marcou três vezes, e o time catalão bateu o rival por 5 a 1 neste domingo pela décima rodada do Campeonato Espanhol. Philippe Coutinho havia aberto o placar e Arturo Vidal fechou a conta, enquanto Marcelo marcou para os visitantes.

O argentino não foi a campo por ter sofrido uma fratura no braço direito na vitória da equipe azul-grená sobre o Sevilla no final de semana passado. Foi a primeira vez que El Clásico não contou com a presença do camisa 10 ou de Cristiano Ronaldo desde dezembro de 2007.

Com o resultado, o Barça vence seu terceiro jogo oficial seguido e mantém a liderança de LaLiga, agora com 21 pontos somados. Já o Real completa cinco rodadas sem vencer (quatro derrotas e um empate), estaciona nos 14 pontos e fica na modesta nona colocação, aumentando ainda mais a pressão sobre o técnico Julen Lopetegui.

Pela próxima rodada do Campeonato Espanhol, o Barcelona visitará o Rayo Vallecano no sábado, às 16h45 (de Brasília). No mesmo dia, o Real Madrid receberá o Valladolid no Santiago Bernabéu, às 12h15. Antes, na quarta-feira, os dois gigantes terão compromisso pela Copa do Rei, ambos fora de casa. O time madrilenho enfrentará o Melilla, às 15h30, enquanto que os catalães duelarão com o Cultural Leonesa, às 17h30.

O jogo – Os mandantes dominaram a posse de bola (61%) na primeira etapa e criaram as melhores chances, embora os visitantes tenham até finalizado mais (5 x 4 – cada time acertou o alvo em três oportunidades).

O placar foi aberto aos 11min, quando Rakitic fez belo lançamento na ponta esquerda para Jordi Alba, que tocou para o meio e viu Philippe Coutinho completar para as redes. Oito minutos depois, quase que outro brasileiro marcou. Arthur aproveitou a saída errada de Sergio Ramos, chutou no canto e viu Courtois fazer ótima defesa.

Os catalães ampliariam a vantagem ainda na etapa inicial. Suárez foi derrubado por Varane na área após cruzamento da esquerda, e o árbitro paralisou a partida para ir ao VAR e confirmar o pênalt. O próprio Suárez foi para a cobrança e marcou aos 30min. Antes do intervalo, Rafinha quase fez o terceiro dos donos da casa com um chute que passou perto da trave.

Na volta do intervalo, o Real reagiu e descontou logo aos 5min. Isco foi acionado na direita, cruzou, e Lenglet desviou. A bola sobrou com Marcelo, que dominou e completou no contrapé de Ter Stegen para marcar pelo seu terceiro jogo consecutivo.

Os visitantes se animaram e logo criaram três chances para empatar. Na primeira, Sergio Ramos cabeceou perto da meta; depois, Benzema desperdiçou duas: acertou a trave em uma e na outra, na linha da pequena área, cabeceou por cima. Suárez respondeu com uma finalização na trave após passe de Sergi Roberto.

Aos 30min, a trave não iria parar o uruguaio. Sergi Roberto levantou na medida, e Suárez completou de cabeça, sem sequer sair do chão, para o fundo da rede. De quebra, para aumentar o drama dos visitantes, Marcelo sentiu uma lesão após passe de calcanhar e precisou ser substituído aos 36min.

Ainda daria tempo de o triunfo virar goleada. Aos 37min, após erro na saída de bola de Sergio Ramos, Suárez recebeu de Sergi Roberto e tocou na saída do goleiro Courtois. Quatro minutos depois, Vidal fechou a conta após boa jogada de Dembélé, que entrou no lugar de Philippe Coutinho aos 29min da etapa final e foi muito bem.

 

ESPN