Com público estimado em 100 mil pessoas, 29ª edição do Salão do Artesanato da PB é aberta nesta terça

A 29ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba será aberta nesta terça-feira (18), às 19h, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Com o tema “O Artesanato – a economia criativa no turismo”, a expectativa é que passem pelo evento, que será encerrado no dia 13 de janeiro, cerca de 100 mil pessoas.

Ao todo, 389 artesãos participam do 29º Salão do Artesanato de maneira direta, e 2.713 envolvidos indiretamente por meio de associações e cooperativas oriundas de 76 municípios paraibanos. Profissionais que vão trazer para o evento a autêntica cultura nordestina através do artesanato, que oferecerá brinquedos populares, produtos confeccionados em couro, cerâmica, algodão, metal, osso e madeira, entre outras tipologias.

De acordo com a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, a realização do Salão durante as festividades de fim de ano traz muita expectativa para a organização do evento e para os artesãos que participam dele. “Além de uma grande vitrine, que vem se consolidando a cada edição, a realização do Salão do Artesanato neste período significa sempre boas vendas, já que a época é muito propícia a presentes”, disse. “São produtos elaborados com muita criatividade, com muito carinho”, prosseguiu.

Nesta edição, o Programa do Artesanato da Paraíba homenageia o município de Cabaceiras, localizado no Cariri do Estado. Cabaceiras tem se destacado não apenas pela forte atuação no turismo, mas também pelo artesanato, cuja tipologia principal é o couro, uma grande fonte de renda para os moradores da “Roliúde Nordestina”, expressão que ganhou por ter sido cenário de filmes e minisséries exibidos em rede nacional.

Estrutura e parceria – Ao todo, foi reservada uma área de 1.388 m2 para os estandes, onde serão comercializados os produtos. Além desse espaço, o 29º Salão do Artesanato da Paraíba também terá em funcionamento a brinquedoteca da Fundação Espaço Cultural (Funesc), área de circulação, refeitório, gastronomia e praça.

Realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo/Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), a 29ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba terá como parceiro, além da Funesc, o Programa de Empreendedorismo da Paraíba (Empreender-PB).

Além de uma vasta programação cultural, que terá início na sexta-feira (21), sempre a partir das 19h30, será oferecida uma série de palestras e oficinas, que terá como tema principal o empreendedorismo na Paraíba.

“O Salão do Artesanato da Paraíba é um, entre tantos eventos promovidos pelo Governo do Estado, que mostram o quanto o artesão paraibano tem sido valorizado, tem ganhado visibilidade. Essas ações adotadas pelo governador Ricardo Coutinho fortalecem a nossa economia e, ao mesmo tempo, enriquecem a nossa cultura”, concluiu Lu Maia.

Secom PB