Com quase 80% de chance de título, Botafogo pode ser campeão nesta quarta

O Campeonato Brasileiro chega em sua reta final nesta semana com o Botafogo dependendo apenas de si para ser campeão, com a possibilidade de o título ser definido já nesta quarta-feira (4), com uma rodada de antecedência. A duas rodadas para o fim da competição, o Botafogo lidera com 73 pontos, contra 70 do vice-líder Palmeiras.

Embalados pela conquista histórica da Copa Libertadores contra o Atlético-MG no sábado (30), os jogadores do alvinegro carioca têm larga vantagem, com 78,1% de probabilidade de levantar também a taça do Brasileiro, conforme cálculos do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Único time ainda com alguma chance de tirar a taça das mãos da equipe carioca, o Palmeiras aparece com 21,9%. Inter e Fortaleza ainda tinham chances residuais de vencer o campeonato até a rodada passada, mas acabaram com qualquer pretensão nesse sentido após as derrotas para Flamengo e Vitória, no domingo (1º).

Na 37ª e penúltima rodada, o Botafogo viaja até Porto Alegre para enfrentar o Internacional, no Beira-Rio. O jogo acontece nesta quarta, às 21h30 (horário de Brasília). No primeiro turno, o Botafogo venceu por 1 a 0, gol de Luiz Henrique, no Nilton Santos.
O Botafogo pode ser campeão na própria quarta, a depender do placar do jogo contra o Inter e do resultado da partida entre Cruzeiro e Palmeiras, no mesmo dia e horário, no Mineirão.

Se o Botafogo vencer o Inter, é campeão com uma rodada de antecedência, desde que o Palmeiras não supere o Cruzeiro. Se empatar, precisa que o time de Abel Ferreira perca. Em caso de derrota, a decisão vai para a última rodada, independentemente do resultado em Belo Horizonte.

O Palmeiras, por sua vez, precisa vencer a partida contra o Cruzeiro para levar a disputa pela taça até a última rodada. Se empatar, precisa torcer para que o Botafogo empate ou perca para o Internacional. Em caso de derrota, só o triunfo do time gaúcho serve para que o alviverde siga com chances de ser campeão.

Caso as duas equipes encerrem a participação no campeonato com o mesmo número de pontos, o título será definido pelos critérios de desempate. O primeiro é o número de vitórias -os dois têm 21-, seguido pelo saldo de gols -28 do Botafogo e 27 do Palmeiras- e pelos gols marcados -56 do Botafogo e 58 do Palmeiras.

Na 38º rodada, o Botafogo recebe o São Paulo, no Nilton Santos, e o Palmeiras encara o Fluminense, no Allianz. Logo após as comemorações pela conquista da Libertadores no Rio de Janeiro, o técnico do Botafogo, Artur Jorge, procurou voltar as atenções do elenco aos próximos compromissos do time. “Está na hora de terminarmos a festa, quarta tem mais uma grande final, queremos vencer o campeonato. O objetivo é quarta e o próximo fim de semana. O objetivo passa a ser o título nacional”, afirmou o português.

Atual 4º colocado e já com vaga assegurada para a Libertadores de 2025 -sem maiores pretensões na temporada-, o Colorado vem de uma derrota por 3 a 2 para o Flamengo, no Maracanã, que pôs fim a uma série invicta de 16 partidas do time de Roger Machado.
Já o Cruzeiro é o 9º, vem de empates com Grêmio e Bragantino, e ainda luta por uma vaga na fase preliminar da Libertadores, com 32,6% de probabilidade. Os dois principais candidatos às vagas na pré-Libertadores são Bahia e Corinthians.

Arena Correio