Com sistema incompleto, João Pessoa perde VLT para Brasília

Após quatro anos de promessa, mas chegada de apenas cinco das oito composições anunciadas, João Pessoa perdeu um dos cinco Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que estavam disponíveis para circulação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Capital. A composição foi para Brasília, onde será utilizada pela CBTU no sistema de transporte local.

A informação foi confirmada ao Portal Correio pela assessoria de comunicação da CBTU em João Pessoa. Por meio de nota, o órgão informou que a determinação para retirada do VLT de João Pessoa para Brasília foi do Ministério das Cidades.

“A medida, que atende determinação do Ministério das Cidades, potencializa a capacidade de mobilidade e integração modal na região. Durante os primeiros seis meses, o sistema funcionará em caráter experimental, utilizando dois trens. As composições serão transferidas de Natal e João Pessoa, onde a CBTU também responde pela operação ferroviária urbana”, diz a nota.

Frota
No mesmo documento, é informado que a CBTU em João Pessoa deve receber, nos próximos meses, outros VLTs para complementação da frota atual.

Questionada pelo Portal Correio sobre quantos VLTs ainda virão para João Pessoa e quando isso ocorrerá a assessoria de comunicação da CBTU informou que o projeto é de que a Capital tenha, no total, oito composições na frota. Porém, não existe prazo para a chegada dos novos VLTs.

Portal Correio