Previous
Next
Previous
Next

Como otimizar a privacidade no iPhone desativando os rastreadores de anúncios

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Quem nunca pesquisou por um produto na internet e teve que lidar com dias seguidos recebendo anúncios relacionados ao item no seu celular. A boa notícia para os usuários de iPhone é que existe uma maneira de contornar o problema e otimizar a sua privacidade no meio do caminho. Basta desativar em alguns toques os ‘rastreadores de anúncios’.

Para isso, a Apple criou o ‘App Tracking Transparency’, um recurso implementado no iOS 14.5 que oferece ajustes mais finos de quais aplicativos podem ou não monitorar as suas atividades. A menos que tenha permissão explícita para rastreá-lo, nenhum app (incluindo até os desenvolvidos pela Apple) pode utilizar os seus dados para anúncios direcionados.

Confira no nosso guia abaixo como aproveitar essa funcionalidade.

Como desativar os rastreadores de anúncios no iPhone

1. Note que sempre que baixar e abrir um novo aplicativa pela primeira vez, você verá uma notificação como essa.

Como desativar os rastreadores de anúncios no iPhone

2. Caso concorde que o aplicativo rastreie as suas atividades “entre apps e sites de outras empresas”, toque em ‘Permitir’. Do contrário, toque em ‘Pedir ao App para Não Rastrear’ para bloquear essa atividade.

3. Também é possível desativar os rastreadores em todos os aplicativos instalados acessando Ajustes > Privacidade > Rastreamento.

Como desativar os rastreadores de anúncios no iPhone

4. Ao desativar a primeira opção, ‘Permitir Solicitações’, qualquer aplicativo instalado será automaticamente impedido e informado de que você não deseja ser rastreado. Dessa forma, segunda as regras da Apple, todos os apps (exceto aqueles que você deu permissão para rastrear antes) serão impedidos de acessar as informações do seu dispositivo para fins de publicidade.

É importante deixar claro que isso não impede que os anúncios apareçam no aparelho. Significa apenas que é provável que você começa a receber anúncios mais genéricos, não sobre um produto que você já pesquisou antes.

Desativar o rastreamento em aplicativos instalados

1. Para alterar os ajustes em aplicativos que já estão instalados, acesse ‘Ajustes’ e role a tela para cima até encontrar a lista de configurações de cada aplicativo. Ao tocar em Instagram, por exemplo, o usuário pode desativar o rastreamento de dados através da opção em destaque.

Desativar o rastreamento em aplicativos instalados

2. A segunda alternativa é acessar novamente Ajustes > Privacidade > Rastreamento e ajustar as permissões de rastreamento de atividades individualmente pela lista de aplicativos nos botões em destaque.

Desativar o rastreamento em aplicativos instalados

Por fim, vale ressaltar que todos os desenvolvedores de aplicativos para dispositivos da Apple são obrigados a solicitar essa permissão de rastreamento. Caso descobra que um app está rastreando usuários sem a sua permissão, a Apple pode bloquear o software da App Store.

A novidade, anunciada em junho de 2020 pela empresa de Cupertino, contou com o apoio imediato dos defensores da privacidade, entretanto, também gerou críticas de outras empresas como o Facebook (Meta), que teve os seus negócios de publicidade impactados pela nova regra.

Olhar Digital