O anúncio da contratação do técnico Bernardo Franco para a temporada de 2026 do Botafogo-PB está dividindo a opinião dos torcedores. Um dos motivos para este cenário é o discurso do investidor da SAF do Belo, Fillipe Félix, que a todo momento falou que o novo comandante seria alguém “experiente” e com “histórico de acessos”. O Alvinegro da Estrela Vermelha será o terceiro time profissional da carreira do novo comandante.
Até agora, no seu histórico constam 37 jogos comandando elencos profissionais, sendo 12 vitórias, 11 empates, 14 derrotas.
Quem é Bernardo Franco?
Bernardo Franco Junior tem 39 anos e nasceu em Curitiba-PR. Em seu anúncio no Instagram do Botafogo-PB, um currículo com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro como Athletico-PR, Atlético Mineiro, Coritiba, Cuiabá e Corinthians. Porém, na maior parte (ou em quase todos eles), sua atuação foi como técnico de categorias de base ou auxiliar técnico. A exceção é o Cuiabá, onde chegou a assumir o comando da equipe.
Bernardo Franco começou treinando as categorias de base do Athletico-PR. No Furacão, comandou os times sub-15, sub-17, sub-20 e também foi auxiliar técnico do elenco profissional, na ocasião, convidado pelo técnico português António Oliveira, em 2021.
Sua primeira (e melhor oportunidade) no futebol profissional foi em 2024, quando recebeu a chance de comandar o Cuiabá na reta final da Série A do Brasileirão.
Mesmo sendo rebaixado para a Série B com o Cuiabá, Franco foi mantido no comando técnico do time para a temporada de 2025. Porém, foi demitido logo em fevereiro deste ano, após ser eliminado da Copa do Brasil com uma derrota para o Porto Velho nos pênaltis, logo na primeira partida da competição.
Em 10 de julho deste ano, Bernardo Franco assumiu o segundo clube profissional da sua carreira: o Brusque. O técnico chegou ao time catarinense ao longo das disputas da Série C e comandou o time em 13 jogos, chegando inclusive ao quadrangular de acesso à Série B, mas sem êxito.
A apresentação do técnico no CT da Maravilha do Contorno ainda não foi confirmada pelo Botafogo-PB.
Arena Correio









