Dados do setor de Estatísticas da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) apontaram que, no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, João Pessoa recebeu 2.793 turistas estrangeiros que se hospedaram em hotéis da capital paraibana. Esse número representa um crescimento de 194,63%.
O destaque foi presença de turistas vindos da Argentina. No primeiro trimestre de 2017 foram 416 argentinos na capital paraibana. Esse número pulou para 1.694 em 2018, um crescimento de 307,21% no período. De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 96,30% no número de tur istas oriundos da Alemanha e de 25,51% de chilenos. Por outro lado, caiu em 34,75% o número de turistas vindo da Itália.
De acordo com o ranking dos cinco maiores emissores de turistas estrangeiros hospedados em João Pessoa, comparando os dois trimestres, a Argentina tem maior número que, mesmo somados os dos outros países, não é ultrapassada. No período, o índice de incidência de argentinos na capital foi de 60,65%.
Para se ter uma idéia da diferença, os Estados Unidos, que estão em segundo no ranking, teve uma incidência de 7,38%. Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o expressivo crescimento no número de argentinos na Paraíba é resultado do voo direto entre João Pessoa e Buenos Aires operado pela Gol Linhas Aéreas desde julho do ano passado, por meio de uma ação do Governo do Estado. “Sem dúvida esse voo elevou João Pessoa a outro patamar, se mostrando um destino em alta para os argentinos. Por isso, estamos agendando uma série de capacitações e divulgação naquele mercado constantemente”, apontou a executiva.
Portal Correio
Fontes: PBTur