Após cinco anos, Daniel Alves pisou novamente no gramado do Camp Nou. O veterano lateral-direito de 38 anos foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira pelo Barcelona como novo reforço do clube catalão. O detalhe é que, em um primeiro momento, Daniel Alves não pisou usando chuteiras, mas, sim, chinelos!
– Eu estou usando chinelos porque muitas coisas podem mudar, mas outras não – afirmou um alegre e extremamente feliz Daniel Alves, em entrevista à Barça TV, alguns minutos antes da apresentação tradicional com a camisa do clube numa coletiva e de outras formalidades e tradições (como, por exemplo, as clássicas embaixadinhas). Vale lembrar que, em 2008, quando foi apresentado após ser contratado ao Sevilla, ele também usou chinelos.
– Nem nos meus melhores sonhos tinha imaginado estar aqui neste momento. Muita gente fala que a primeira vez é inesquecível, mas acho que a segunda será ainda mais – disse Daniel Alves, que assinou com o Barcelona até o fim da atual temporada, mas com possibilidade de renovação por mais uma.
Posteriormente, durante a apresentação, Daniel Alves ficou descalço ao fazer um discurso, emocionado, à torcida que compareceu em grande peso ao Camp Nou para a apresentação.
– Vocês me fazem sentir muito especial. E isso não mudou nem vai mudar nunca. Viva Barça! Viva Catalunha!
Joan Laporta, presidente do Barcelona, exaltou o brasileiro que, depois, vestiu a camisa e o calção do Barcelona (e colocou chuteiras também) para posar aos fotógrafos.
– Hoje é um grande dia. Devo dizer a vocês que a direção e o treinador estão muito satisfeitos por trazer alma ao Barça – afirmou o dirigente.
Alegria pelo retorno e desejo de jogar a Copa
Na entrevista à Barça TV, Daniel Alves não escondeu sua alegria pelo retorno.
– Dizer que estou muito feliz é pouco. O sentimento que tenho é indescritível. Vou experimentar coisas que sei que são incríveis. Agora tenho que trabalhar muito – disse o brasileiro, que falou como foi a conversa com o presidente Joan Laporta para sua contratação.
– Foi muito curiosa. Falei com o presidente. Queria voltar para ajudar mesmo que não me pagassem nada. Não prometo nada que não possa cumprir. Insisti muito. Até que ele me disse que era o Xavi quem tomava a decisão. Então pensei que ele ia voltar. Eles aumentaram as minhas opções porque ele sabe como eu sou. Quando ele me ligou, lembrei a ele que estava sempre pronto para ajudar – explicou.
Daniel Alves vai vestir a camisa 8, que já foi do ídolo Iniesta.
– Não importa o que está atrás (da camisa), mas o que está dentro. Mas eu mandei uma mensagem para Iniesta para pedir sua permissão e mostrar-lhe meu respeito – contou o brasileiro, que também disse que a escolha do número foi uma homenagem ao búlgaro Hristo Stoichkov, outro célebre atleta culé que vestiu a 8 no passado.
Como não conseguiu liberação da La Liga para ser inscrito fora da janela da transferências, Daniel Alves só poderá estrear pelo Barcelona em 1º de janeiro de 2022 (duelo contra o Mallorca, pelo Campeonato Espanhol). Até lá, o jogador vai adquirir a melhor forma e ajudar Xavi com sua experiência entre os jovens jogadores do atual elenco culé.
Daniel Alves jogou entre 2008 e 2016 no Barcelona, por oito temporadas. Foram 391 partidas com a camisa do clube, 23 gols marcados, 77 assistências e 23 títulos, entre eles três edições da Liga dos Campeões e seis taças do Campeonato Espanhol. Ele é o segundo estrangeiro com mais partidas pelo Barça, atrás apenas de Lionel Messi.
“Temos que acreditar. É o melhor clube do mundo”, diz Daniel Alves no retorno ao Barcelona
Questionado sobre qual é a diferença do Daniel Alves de 2008 para o de 2021, o lateral disse:
– Mudei em muitas coisas, mas em uma não: os torcedores do Barça vão ver minha alma e o meu espírito. Se gostaram da minha primeira versão vão gostar ainda mais da segunda. Estou mais maduro. A resposta será vista no campo de jogo. Vou honrar esta camisa. Pode ser a última que eu vá vestir. Tenho um objetivo muito claro: jogar a Copa do Mundo de 2022. Coisas especiais acontecem aqui, em Barcelona, e agora quero desfrutá-las.