Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Deputados aprovam auxílio emergencial para profissionais da cultura

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Parlamentares aprovam, durante sessão remota na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 1.756/2020, que autoriza o Governo da Paraíba a implantar Programa de Auxílio Emergencial que beneficia os profissionais de cultural, durante calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De autoria do deputado Jeová Campos (PSB), a proposta, batizada como Lei Zabê da Loca (uma artista já falecida de Monteiro), contempla também os trabalhadores de espaços culturais, como teatros independentes, escolas de dança e de artes, cineclubes e centros culturais.

O texto prevê que esses profissionais do setor cultural, que atuem em áreas de produção, promoção, técnica ou cênica, sejam beneficiados com o recebimento do Auxílio Emergencial.

O presidente da AL, deputado Adriano Galdino e o deputado Chió apresentaram emendas modificativas, que, além de fixar o valor do auxílio em R$ 600, inclui também os artistas circenses. O deputado Jeová campos destacou que a lista de eventos culturais cancelados, transferidos ou adiados não para de crescer e a proposta apresentada visa minimizar os graves efeitos, das necessárias medidas de distanciamento social, no meio cultural. “A vida de um povo é expressa pela sua cultura. A primeira cena que se fechou na Paraíba foi pra esses trabalhadores e provavelmente será a última cena a ser aberta”, ressaltou Jeová.

paraiba.com.br