Derrotas para o Sousa definiram trocas de técnicos no Botafogo-PB nos últimos anos

Após ser vice-campeão do Campeonato Paraibano e demitir o técnico João Burse, a história no Botafogo-PB parece repetir o mesmo roteiro na transição do primeiro para o segundo semestre, desde 2023. Há três temporadas, o time vem passando por reformulações técnicas que, coincidentemente, têm acontecido nos intervalos da competição estadual e da Série C do Brasileiro. Até aqui, a pedra no sapato tem sido sempre a mesma o Sousa.

Em dezembro de 2023, o Botafogo-PB apostou em Moisés Egert para comandar a equipe em um calendário cheio, com compromissos no Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C. No entanto, após apenas cinco jogos, o técnico foi demitido após o empate sem gols contra o Treze, que deixou o time longe da zona de classificação no estadual e veio na sequência da eliminação na pré-Copa do Nordeste. Para o seu lugar, a diretoria trouxe Francisco Diá, que já havia treinado o clube em 2010, mas sua passagem durou pouco, terminando com a queda na Copa do Brasil diante do Águia de Marabá. Assim, coube ao auxiliar Tiago Batizoco levar o time até a semifinal do Paraibano.

A primeira eliminação do Botafogo-PB para o Sousa aconteceu antes mesmo da final, há três anos. No mata-mata, o Belo foi goleado por 5 a 1 no Marizão e deu adeus ao estadual. Após a queda, Tiago Batizoco foi demitido, e Felipe Surian assumiu o time para a sequência da Série C. Apesar de momentos de esperança ao longo da competição, a equipe não teve bom desempenho no quadrangular final e ficou sem o acesso.

Em 2024, a história se repetiu, não só das mudanças técnicas, mas, também, de derrotas para o Sousa. Agora o comandante era Cristian de Souza. Apesar dos insucessos dos técnicos passados, dessa vez, a saída foi inesperada. Isso porque o treinador deixou o time com o saldo positivo de invencibilidade e bom desempenho na Copa do Nordeste. Com isso, quem assumiu a responsabilidade, em seguida, foi Moacir Júnior.

Só que, novamente, o Dinossauro apareceu. No Almeidão, o Botafogo-PB perdeu o título nos pênaltis e, com a derrota, veio mais uma troca no comando técnico antes da Série C. Quem assumiu foi Evaristo Piza, que conduziu a equipe à melhor campanha da primeira fase, mas viu o time perder força no quadrangular final, ficando sem o acesso com uma rodada de antecedência.

A chegada da SAF no dia a dia do clube, em 2025, parecia trazer estabilidade ao comando técnico de João Burse, mas as metas de avançar à fase de grupos da Copa do Nordeste e conquistar o Paraibano não foram alcançadas. Com a perda do título estadual no último domingo, a diretoria optou por mais uma mudança, e o treinador foi demitido.

O feito repete o que vem acontecendo no Belo desde 2023. Até o momento, o Alvinegro da Estrela Vermelha não anunciou o novo comandante do time.

Arena Correio