Para marcar o Dia Mundial do Parkinson, celebrado nesta sexta-feira (11), o Lar da Providência realizará a partir das 9h30, uma manhã de atividades integrativas com os residentes da instituição. A ação é promovida pela NeuroLiga e tem como foco a conscientização sobre a Doença de Parkinson e a promoção da saúde e bem-estar da população idosa.
A programação contará com dinâmicas cognitivas, roda de conversa e um lanche coletivo saudável, buscando oferecer momentos de acolhimento, aprendizado e estímulo para os idosos. Entre as atividades propostas estão o jogo da memória, exercícios de associação de ideias, caça-palavras e o jogo interativo “O que vem na sua cabeça quando digo…”.
De acordo com Íris Lins, acadêmica de medicina e diretora de eventos da NeuroLiga, iniciativas como essa são essenciais para manter o idoso ativo e funcional.
“O Parkinson não tem cura, mas ele tem sintomas que podem ser melhor tratados. Existem atividades que ajudam o paciente no dia a dia. O objetivo é sempre manter o idoso ativo nas suas atividades diárias, para que ele seja independente”, destacou.
Além das dinâmicas, será realizada uma breve palestra educativa sobre a Doença de Parkinson, abordando causas, sintomas, formas de tratamento e cuidados que podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A proposta é facilitar o entendimento da condição e oferecer ferramentas práticas para o cuidado diário.
Portal Correio