O Discord anunciou a compra do Gas, aplicativo popular entre adolescentes por sua “positividade”. No Gas, o usuário faz login com sua escola, adiciona amigos e responde enquetes sobre seus colegas de classe. Contudo, as questões são destinadas a aumentar a confiança dos usuários, em vez de prejudicá-la.
Por exemplo, os adolescentes podem escolher quem é o melhor DJ ou quem tem o sorriso mais bonito. Então, a pessoa escolhida recebe uma mensagem anônima indicando, vagamente, quem votou no usuário, como “garoto do 3º ano” ou “garota do 6º ano”.
O app foi criado por Nikita Bier, que fez outro similar, chamado tbh – que já não existe mais -, para o Facebook em 2017. De acordo com dados da Sensor Tower, o Gas atingiu 7,4 milhões de instalações e quase US$ 7 milhões em gastos do consumidor desde seu lançamento no verão estadunidense de 2022. Os usuários podem se inscrever em recurso pago chamado “Modo Deus”, que dá aos usuários dicas sobre quem são seus elogiadores secretos.
Segundo o Discord, “por ora, o Gas seguirá com seu aplicativo próprio, enquanto a equipe do Gas se juntará à do Discord para ajudar nossos esforços a continuar crescendo em públicos novos essenciais”. Apesar da rápida popularidade do Gas, o aplicativo teve um caminho difícil para chegar onde chegou. O aplicativo foi objeto de boato generalizado de tráfico sexual, comprovadamente falso, mas ainda assim afetou os downloads do app.
Bier disse ao Washington Post que ele e sua equipe receberam centenas de ameaças de morte explícitas como resultado dessa farsa. Outros aplicativos sociais virais IRL e WalkSafe também foram atingidos por acusações de tráfico infundadas.
O gás é um dos vários aplicativos anônimos – alguns baseados em elogios, outros não – que se tornaram virais recentemente. Mas o TechCrunch descobriu que aplicativos como NGL e Sendit estavam usando bots para simular engajamento.
Como o Gas, esses aplicativos oferecem aos usuários a possibilidade de pagar para ver quem fez as perguntas. Alguns clientes se sentiram enganados quando descobriram que essas perguntas não vinham de seus amigos. Enquanto isso, a 9count, a empresa que fez Spark e Summer, está trabalhando em produto semelhante ao Gas chamado nocapp.
Embora a Discord atualmente mantenha o Gas operando como um produto autônomo, a Discord anunciou recentemente que integraria uma seleção de aplicativos em seus servidores. Portanto, é possível que possamos ver os recursos do Gas na plataforma de mensagens no futuro.
“Estamos sempre trabalhando para criar mundo inclusivo onde ninguém se sinta estranho e estamos entusiasmados em receber o Gas na comunidade Discord como nosso próximo passo para cumprir essa visão”, escreveu a Discord em seu anúncio. Os termos da aquisição não foram divulgados.
olhardigital