Escovar os dentes e passar fio dental. Uma prática diária (na verdade, é ideal fazer isso mais de uma vez ao dia) que garante uma boa higiene bucal. Além disso, estas ações são consideradas fundamentais para manter o corpo saudável de uma maneira geral.
Isso porque essa limpeza vai muito além de evitar problemas como cáries e outras doenças que acometem os nossos dentes. Cientistas já confirmaram que uma má saúde da boca pode estar associada a doenças cardiovasculares, diabetes e até ao Alzheimer.
A boca é uma porta de entrada para microrganismos
Em entrevista ao Jornal da USP, a professora Ana Carolina Fragoso Motta, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP explicou que a boca é uma importante porta de entrada para diversas doenças. Isso porque ela faz parte tanto do sistema digestivo quanto do sistema respiratório.
Pelo fato de estar em contato com o meio externo quando comemos, falamos ou respiramos, a boca é uma das primeiras partes do corpo a entrar em contato com microrganismos que podem causar doenças.
Muitos desses microrganismos, principalmente bactérias, têm a capacidade de aderir aos dentes e próteses com a possibilidade de causar doenças na boca que, em indivíduos suscetíveis, podem causar repercussões à distância.
Ana Carolina Fragoso Motta, professora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP

Por conta disso, ter uma saúde bucal pode influenciar a saúde geral do corpo. Por outro lado, algumas condições podem ser agravadas por inflamações bucais e processos infecciosos, como o diabetes e a artrite reumatoide.
Estudos ainda apontam que componentes da membrana das células de bactérias e mediadores inflamatórios têm importante impacto na função cerebral.
Isso significa que microrganismos associados à doença periodontal podem ajudar no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Dicas para ter uma boa saúde bucal
- A boa escovação dos dentes é fundamental para uma boa higiene bucal.
- Além disso, o uso do fio dental não pode ser descartado.
- Ter uma alimentação saudável, evitando o excesso de açúcar e marcar consultas regulares ao dentista, pelo menos duas vezes ao ano, também são importantes.
- Outra recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo, já que eles aumentam o risco de doenças bucais, com destaque para o câncer de boca.
- Para quem tem próteses dentárias, também é fundamental uma boa limpeza.
- Nestes casos, deve ser usada escova macia com creme dental, sabão ou detergente.
- Ainda é recomendada a desinfecção das dentaduras, por meio de uma solução contendo hipoclorito de sódio ou qualquer outro produto para essa finalidade.
- Segundo a professora, uma dica caseira é deixar a prótese por 15 minutos, uma vez ao dia, em um copo de 200 ml de água com uma colher de sopa de água sanitária.
Olhar Digital