E agora, Twitter? Threads registra 10 milhões de inscritos em sete horas

A Meta lançou oficialmente na quarta-feira (5) o Threads, novo rival do Twitter conectado ao Instagram. No ar há menos de 24 horas, a chegada da rede social movimentou a internet e despertou o interesse dos usuários, com Mark Zuckerberg, CEO da Meta, divulgando que em apenas sete horas a plataforma recebeu 10 milhões de inscritos.

O que aconteceu? 

  • Aproveitando a imagem afetada do Twitter, a Meta lançou o Threads como a resposta do Instagram à rede do passarinho;
  • O lançamento oficial estava previsto para quinta-feira (6), mas a big tech decidiu antecipar devido ao furor acerca do app;
  • Zuckerberg passou a noite no Threads respondendo aos usuários e atualizando sobre os números da rede social — ele também comentou sugestões feitas para a ferramenta;
  • O app é baseado no Instagram e integrado ao ActivityPub, protocolo de mídia social descentralizado;
  • Semelhante ao Twitter, a mídia é focada em texto e tem praticamente as mesmas funções;
  • Uma das diferenças é a possibilidade de interagir com usuários de outros serviços, como o Mastodon, além de um limite de caracteres consideravelmente maior;
  • Inicialmente, a Europa não receberá o app devido regras mais rígidas de privacidade de dados na UE.

Acho que deveria haver um aplicativo de conversas públicas com 1 bilhão de pessoas nele. O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio. Espero que nós consigamos.

Mark Zuckerberg no Threads.

Animado com a estreia do novo produto, o dono da Meta também foi ao Twitter “provocar” Elon Musk, chefe da plataforma. O empresário compartilhou o famoso meme do Homem-Aranha enfrentando o Homem-Aranha — uma forma bem-humorada de apontar a rivalidade entre os dois serviços bem parecidos.

Atualmente, o Twitter tem cerca de 200 milhões de usuários ativos. A rede social, que foi comprada por Elon Musk em 2022, tem 17 anos.

O Threads acabará com o Twitter?

Segundo análises, a ligação do Threads com o Instagram pode dar a ele uma base de usuários integrada e um reforço em publicidade — um dos setores mais importantes para a maioria das empresas tech. Para outros, o lançamento pode ser também uma oportunidade de criar uma versão menos tóxica do Twitter.

Os investidores não podem deixar de ficar um pouco entusiasmados com a perspectiva de que a Meta realmente tenha um ‘assassino do Twitter’.

Danni Hewson, chefe de análise financeira da empresa de investimentos AJ Bell, à Reuters.

Com o lançamento antecipado, as ações da Meta fecharam em alta de 3% na quarta-feira, superando os ganhos de empresas de tecnologia rivais.

Saiba mais aqui sobre o risco do Threads ao Twitter.

Mais sobre o Threads:

  • A plataforma é um aplicativo independente, assim os usuários podem tanto criar novas contas como fazer login usando suas credenciais do Instagram — e seguir os mesmos contatos;
  • Com ele é possível fazer postagens de textos curtos, curtir, repostar e responder;
  • Ainda não há nenhum recurso de mensagem direta, como no Twitter e Instagram;
  • As publicações podem ter até 500 caracteres e incluir links, fotos e vídeos de até cinco minutos;
  • O Threads já está disponível em mais de 100 países na App Store da Apple e na Play Store do Google.

Apesar da empolgação e interesse pelo novo app, por ser uma rede social nova, usuários realizaram apontamentos sobre recursos que faltam na plataforma.

Entre eles estão a inclusão de um tradutor e um ‘close friends’ — muitos usuários não acharam legal a ideia de ter todo o seu Instagram (o que inclui família e contatos do trabalho) no seu perfil do Threads, que assim como a essência do Twitter deverá ser usado para divulgar opiniões tanto profissionais como pessoais.

olhardigital