E aí, Google? ChatGPT agora também é um mecanismo de busca com IA

O ChatGPT agora é um mecanismo de busca com tecnologia de IA, permitindo acesso a informações em tempo real para assinantes pagos dos planos Team e Plus, e usuários da lista de espera do SearchGPT, conforme explica o anúncio oficial da OpenAI.

Usuários gratuitos terão o recurso nos próximos meses, enquanto os assinantes dos planos corporativo e educacional, chamados de Enterprise e Edu, ganharão o acesso ao longo das próximas semanas.

A nova funcionalidade será integrada à interface existente do ChatGPT, permitindo que a ferramenta busque resultados da web conforme necessário, embora os usuários possam acioná-la manualmente.

Será possível usar a busca do ChatGPT tanto na versão para navegador quanto nos aplicativos móveis – Imagem: Reprodução

Com esta atualização, a OpenAI busca fechar uma lacuna competitiva em relação à rivais como Microsoft Copilot e Google Gemini.

Recurso vai estar disponível nos apps e no desktop

  • O recurso estará disponível em todas as plataformas do ChatGPT, incluindo iOS, Android e desktops.
  • Desenvolvido com uma mistura de tecnologias de pesquisa, incluindo o Bing da Microsoft, ele utiliza uma versão ajustada do modelo GPT-4.
  • A OpenAI, que já enfrentou críticas sobre direitos autorais, afirma que está colaborando com parceiros de mídia para garantir o uso responsável de conteúdos.
Como você pode ver na imagem, o ChatGPT busca respostas na internet e aponta as fontes. Imagem: reprodução.

Apesar da vantagem em não exibir anúncios, a pesquisa de IA tem custos elevados, e a OpenAI planeja limitar o uso para usuários gratuitos.

A empresa também enfrenta desafios legais relacionados ao uso de conteúdo de terceiros, mas Adam Fry, líder de busca da OpenAI, assegurou que os parceiros terão controle sobre como seu material é utilizado. Com a nova busca, a OpenAI espera aumentar a precisão das informações e fornecer dados confiáveis, especialmente em contextos críticos como as eleições presidenciais nos EUA.

O ChatGPT consegue buscar informações recentes, como o sorteio da Mega-Sena – Imagem: Reprodução
Olhar Digital