Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’ discute potencialidades da região

Foto: Divulgação

As potencialidades turísticas da Paraíba, energia limpa e financiamento para energia renovável; além de novas tecnologias que auxiliam no dia a dia das gestões municipais são alguns dos temas discutidos durante o Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’ realizado, nesta sexta-feira (14), em João Pessoa.

O evento que é realizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e a Confederação das Associações de Municípios (CNM) foi aberto pelo presidente da entidade municipalista paraibana George Coelho.

“O Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’ é um momento importante em que discutirmos temas de interesse de todos os estados nordestinos. Temos muitas pautas em comum e precisamos nos unir para garantir o melhor para nossa terra, garantindo políticas públicas que beneficiam diretamente a população nos municípios. Vamos sair daqui com uma pauta extensa de propostas e projetos que serão levados para os nossos representantes no Congresso Nacional”, destacou o presidente da Famup.

Durante a abertura do encontro, os presidentes das federações municipalistas do Nordeste destacaram a importância do evento e a unidade para garantia do fortalecimento da região. O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Alan Andrelino Nunes Santos, parabenizou o presidente George Coelho pelo evento e destacou a troca de experiências entre os estados nordestinos para o fortalecimento da região.

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zenildo Brandão (Zé Cocá) disse que o encontro fortalece a forma de fazer política, discutindo e se aproximando das pessoas. Ele defendeu que necessidade de mais interlocutores que abracem as pautas da região, em defesa do Nordeste. Já o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, destacou a pujança da região que tem um grande potencial de crescimento.

“É importante que continue esse trabalho de unidade em torno das pautas fundamentais como as energias renováveis”, disse.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Anteomar Pereira (Babá), é importante discutir a pauta de cada estado para garantir melhorias das políticas públicas dessa região. O presidente ainda parabenizou a Famup pelo encontro que garantiu a discussão de pautas importantes para todo o Nordeste. O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo César, reafirmou a importância do espaço para discussão de questões municipalistas de uma região rica, mas que tem suas peculiaridades.

José Patriota, ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), destacou a importância da realização de fóruns de discussão para discutir e fortalecer do Nordeste. Falou das dificuldades da região que, segundo ele, ainda não recebe o tratamento devido por parte do Governo Federal. Também defendeu a manutenção de projetos permanentes da região como um todo. “Esse movimento não pode ser pontual e sim permanente, com ações constantes”, afirmou.

Segundo Hudson Pereira, 1º Secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a realização do Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’ tem sido uma grande experiência para a região com o reforço de pautas importantes para os municípios. “É no município que nós moramos e é onde tudo acontece”, disse.

O encontro contou ainda com a presença do deputado federal e coordenador da bancada federal paraibana no Congresso, Efraim Filho, que se colocou à disposição das federações na defesa das pautas municipalistas.

“Temos muito a construir em defesa dos municípios, sobretudo a repactuação do Pacto Federativo e de receitas. Isso é uma prioridade na discussão e defesa dos municípios”, observou.

Representando o governador da Paraíba, João Azevêdo, o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, destacou que o Estado, mesmo com a pandemia causada pelo coronavírus, conseguiu se destacar com equilíbrio fiscal.

“Hoje o Estado vive um momento bom. É o único do Nordeste com capacidade de pagamento junto à Fazenda Nacional. Isso traz reflexos positivos para com a chegada de muitos investimentos”, revelou.

Portal Correio