Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já podem realizar a inscrição na Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de junho.
A taxa de inscrição, de R$ 85, pode ser paga entre 27 de maio e 12 de junho. O valor pode ser pago via boleto (gerado na Página do Participante), Pix (basta acessar o QR code que consta no boleto), cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). As provas deste ano estão marcadas para 3 e 10 de novembro.
Provas objetivas, 180 questões e uma redação
As provas do Enem serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. O participante também responderá às questões da prova de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.
No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.
O participante “treineiro” será submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados, que, por serem para fins de autoavaliação de conhecimentos, serão divulgados 60 dias após a divulgação dos resultados do exame.