Previous
Next
Previous
Next

Enquete: 44% das pessoas identificam fake news na internet

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Identificar fake news ainda é um problema. Pelo menos é o que aponta a enquete realizada pelo Portal Correio. Das 1.223 pessoas que responderam, apenas 44% (534 votos) afirmaram que saberiam reconhecer uma notícia falsa na internet.

Por outro lado, 32% (390 votos) afirmaram que só conseguem identificar uma notícia falsa às vezes. E 24% (298 pessoas), disseram que não sabem reconhecer uma fake news na internet.

Identificar fake news requer cultura de verificação
Para o professor do Centro de Informática e pesquisador do Lavid, Carlos Eduardo, o número pode não representar o que de fato ocorre. Ele afirmou acreditar que as pessoas ainda têm uma percepção muito superficial.

“Hoje em dia tem se usado muito o termo para se designar notícias em que você não confia, não necessariamente sendo verdade ou não. Com relação a percepção, as pessoas não têm como medir, porque sempre vão achar que não consomem fake news e pessoas com pensamentos contrários consomem”, explicou.

Para ele, é necessário que se crie uma cultura de verificação de notícias para se checar suas veracidades.

“Temos que tentar criar uma cultura de verificação, que hoje em dia existem. Por mais que diga que site X ou Y tem um viés político, qualquer um pode fazer a verificação. Hoje em dia tem vários recursos. Pelo que sinto, a percepção é muito segmentada neste sentido. As pessoas não sabem que consomem, ainda propagam muito noticias falsas”, concluiu.

portalcorreio.com.br