Entenda o impasse do PT para definir candidatura em João Pessoa

A indefinição no Partido dos Trabalhadores (PT) para a escolha do candidato nas eleições municipais em João Pessoa continua e foi preciso uma intervenção da direção nacional da legenda para “apaziguar os ânimos”.

A possibilidade do partido não encabeçar uma chapa no pleito de outubro foi ventilada após o anúncio da suspensão das prévias, por ordem da diretoria nacional do PT.

Porém, esse não seria o desejo do partido, segundo o coordenador do Grupo de Trabalho Especial (GTE) da legenda, senador Humberto Costa.

“No que depender de mim e de outras pessoas que compõem o GTE, nossa posição é que o partido tenha uma candidatura própria em João Pessoa”, reafirmou o coordenador.

João Pessoa é uma cidade extremamente importante e tinha um processo avançado para a prévia. Com a desistência de um dos candidatos, nós avaliamos que havia um risco muito grande de uma discussão conflitiva. Então fiz a sugestão à direção nacional de que deveria pedir a suspensão do processo e no dia 26 de março, quando tivermos reunião do diretório, a própria direção nacional vai decidir essa questão junto com o diretório municipal

Humberto Costa, coordenador do Grupo de Trabalho Especial (GTE) do PT

Segundo Humberto, o ex-deputado Henrique Fontana vai representar o GTE no encontro com o diretório municipal e o estadual do PT em João Pessoa, nesta sexta-feira (15), para tentar acabar com o impasse.

Cida aponta interferência na candidatura

Em entrevistas a meios de comunicação de João Pessoa, a deputada Cida Ramos afirmou que o então concorrente nas prévias (Cartaxo) está querendo derrubar as prévias do PT em João Pessoa.

Porém, ela afirmou que segue pré-candidata. “Não aceito ‘tapetão’, não adianta tentar nenhum tipo de acordo comigo, porque a militância está pronta para deliberar. Não existe a possibilidade de não ter prévia e de entrar num acordo”, disse.

Entenda o processo

A definição do candidato do PT à Prefeitura de João Pessoa ocorreria no dia 7 de abril. A escolha seria entre a deputada estadual Cida Ramos e o também deputado estadual Luciano Cartaxo.

No entanto, Cartaxo anunciou na última segunda-feira (11) sua desistência de concorrer nas prévias, o que abriria caminho para Cida consolidar sua candidatura.