Anterior
Próximo
Anterior
Próximo

Protesto contra aumento das passagens bloqueia trânsito de ônibus no Parque Solon de Lucena

Estudantes e outros representantes de movimentos sociais de João Pessoa bloquearam o acesso dos ônibus ao Parque Solon de Lucena, no Centro, na manhã desta quinta-feira (30). O ato ocorre em protesto contra o aumento das passagens de ônibus, que estão R$ 0,20 mais caras desde o último domingo (26).

Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estão no local orientando os ônibus, que estão sendo desviados pela Avenida Eurípedes Tavares. O trânsito de carros segue normal.

O ato desta quinta-feira já estava programado e reúne representantes de diversos movimentos sociais e da sociedade civil que se posicionam contra o aumento das passagens. O grupo chegou a ter uma reunião na Semob-JP, mas não houve nenhum tipo de acordo.

Eles questionam os custos que foram apresentados na planilha do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP) para justificar o reajuste.

De acordo com o representante do Psol, Thiago Xavier, o preço do diesel aplicado na planilha é o mesmo encontrado em postos de combustíveis, mas como as empresas compram o produto em grande quantidade, certamente possuem acordos com fornecedores para obterem o diesel a preços mais baixos do que os repassados ao consumidor final.

Outra questão é que planilha apresenta despesas com cobradores de ônibus, profissionais que quase não são mais encontrados nos ônibus urbanos. O representante do Psol destacou ainda que a planilha aponta o pagamento de salários de R$ 8 mil a 18 diretores de empresas de transporte público.

clickpb