Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Espetáculo Paraibano participa do festival nacional de teatro do Piauí

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O espetáculo “Girandei ” da Comapnhia Oxente de Atividades Culturais, será o representante do estado da Paraíba no 7º Festival Nacional de Teatro do Piauí, que acontecerá no período de 29 de agosto a 02 de setembro de 2018, na cidade de Floriano/Piauí. A realização é do Grupo Escândalo Legalizado Teatro, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí e Sistema de Incentivo à Cultura/SIEC.

A apresentação do espetáculo “Girandei” será no dia 01/09 ás 10h no Teatro Maria Bonita, Girandei é um espetáculo infantil que acontece em espaços múltiplos, indo da rua aos palcos convencionais passando pelas salas de aula e pátios escolares, envolvendo os espectadores pela magia do espetáculo teatral, fazendo o teatro acontecer aonde a trupe de atrizes se instalar, com a energia dos contos populares, brincadeiras infantis e cantigas de roda.

O espetáculo no palco, utiliza a própria caixa cênica e urdimentos, para fixação do cenário composto por três cortinas de retalhos, que delimitam o espaço cênico e na relação palco-platéia se estabelece a magia do teatro onde, através do encontro das personagens Caterina e Benedita que através de inúmeras lembranças, revelam histórias e brincadeiras da infância, que hoje já não se usa mais.

O texto do espetáculo é uma criação coletiva do grupo, o elenco é composto pelas atrizes Mônica Macedo, Margarida Santos e o músico Emmanuel Macedo, a direção é assinada por Everaldo Vasconcelos, figurino e adereço de Tainá Macedo, produção e execução de luz de Jamil Richene e realização da Companhia Oxente de Atividade Culturais.

SOBRE O FESTIVAL

O Festival recebeu 241 (duzentos e quarenta e uma) inscrições das cinco regiões e do Distrito Federal do país (lista de inscritos abaixo). Houveram inscrições de todos os gêneros da dramaturgia: infantil, comédia, drama, tragicomédia, experimental, narrativo, monólogos, teatro de rua, boneco, palhaço, circo, performance e intervenção.

Grupos de teatro de todo país se reunirão para mais uma edição do Festival Nacional de Teatro do Piauí, dos seguintes Estados, Piauí, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, São Paulo, Maranhão, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal. Totalizando a participação de 14 estados, 04 regiões e o Distrito federal. Estarão presentes 112 artistas e 23 técnicos de todo o Brasil.

O 7° Festival Nacional de Teatro do Piauí, edição 2018, será competitivo. Os espetáculos concorrerão aos seguintes prêmios: Melhor Espetáculo, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Texto, Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Ator e Atriz Revelação. Sendo que os grupos concorrerão na sua categoria: Adulto Palco Italiano, Adulto Teatro de Rua, Infantil e Monólogo.

A realização é do Grupo Escândalo Legalizado Teatro, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, Sistema de Incentivo à Cultura/SIEC, Caixa Econômica Federal e patrocínio das empresas Ferronorte, Credishop e Drogarias Globo.