Um monumento com a cara da cidade. Este é o novo letreiro da cidade de João Pessoa, localizado no Busto de Tamandaré, em Tambaú. Entregue na noite desta quinta-feira (5), pelo prefeito Cícero Lucena na companhia do governador João Azevedo, a marca traz como destaque uma maior aproximação com a cultura e o povo da cidade, simbolizados por meio do sol. A entrega fez parte do calendário comemorativo pelo 436° aniversário da capital paraibana.
“O letreiro traz uma fortaleza em sua expressão porque ele trata de algo que é nosso e que vamos mostrar ao mundo. Nós somos a porta do sol e queremos consolidar esta marca e este potencial turístico. Isso tudo sem deixar de ter em mente que a cidade só vai ser boa para o turista quando for boa para seus moradores. Esse é o nosso compromisso”, declarou o prefeito.
O governador João Azevedo participou do evento e aproveitou para reforçar a parceria com a gestão municipal. “Esta é uma Paraíba que avança, que acolhe. João Pessoa é uma cidade que acolhe todos os paraibanos, que tem um grande coração e que hoje ganha uma marca que vai ser levada para todos os cantos do mundo. É uma alegria participar deste momento”, afirmou.
O Busto de Tamandaré é um dos três pontos turísticos mais visitados da cidade de João Pessoa. O letreiro, que possui 16 metros e foi construído com madeira naval e fibra de vidro, traz a oportunidade de espalhar o nome da cidade pelo Brasil e pelo mundo, agora em sua versão completa. “Agora sim temos uma marca que abraça a cidade e representa seu espírito. João Pessoa está representada por este monumento e por esta nova etapa que vive”, destacou o vice-prefeito Leo Bezerra.
O sol também passou a ser parte importante do conceito visual. “O extremo oriental das Américas, que tem o sol como símbolo, agora terá um lugar que representa esse fato de o sol nascer primeiro aqui. Acho que ganham os turistas, os moradores e todos que visitam João Pessoa”, afirmou o secretário municipal da Comunicação, Marcos Vinícius. De acordo com ele, a logo foi pensada pela agência Super Liga 66 com a colaboração da Sala 10.
O elemento também estará presente em um mascote que será espalhado pelos pontos turísticos da cidade e na nova logomarca turística da Capital. “O mascote vai portar um QR Code que uma vez acessado o projeta em realidade aumentada trazendo informações sobre o ponto turístico em português ou inglês. Além disso, haverá outras possibilidades de interação”, explicou o secretário municipal do Turismo, Daniel Rodrigues.
Acessibilidade – Um dos diferenciais do novo letreiro será a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, visual e de locomoção. Devido à infraestrutura acessível, qualquer pessoa poderá subir no letreiro para ser fotografado dentro do grande sol que une as duas palavras que forma o nome da cidade.
Mônica Costa, dona de casa moradora do bairro de Tambaú há 27 anos, afirmou ser significativa a iniciativa da prefeitura de cuidar de um bem coletivo. “Confesso que não esperava que a revitalização do letreiro ficasse tão bem feita. A cidade merece esse marco e no dia do aniversário, é um presente mais que importante”, destacou.
O potiguar Alencar de Assis adotou João Pessoa como a cidade para viver sua aposentadoria. Ele mora na capital há 12 anos e destaca o acolhimento da população e a beleza da cidade. “João Pessoa é uma cidade linda, com um povo acolhedor e o letreiro é símbolo dessa beleza e encantamento. Está é a terra em que o sol nasce primeiro e exaltar essa beleza é um passo relevante para o turismo”, completou.
Cultura – O evento de inauguração contou com a banda Os Gonzagas e com as participações das The Voice Kids Anna Clara Dias, Clara Dantas e Laís Menezes, além da Banda 5 de Agosto com a participação do cantor Paulo Brasil. Junto com o grupo de capoeira Angola Palmares, eles se apresentaram no palco do Busto de Tamandaré. No Largo das Gameleiras performou a Trupe Circense Família Los Iranzi e na Feirinha de Tambaú o grupo Eita de Projeções Culturais.
Secom JP