A Associação de Ligas Europeias de Futebol Profissional mostrou-se contrária à mudança do formato do Mundial de Clubes em 2022, com 24 participantes em 18 dias de disputa. A entidade também não gostou da possibilidade de aumentar de 32 para 48 seleções na Copa do Mundo do Qatar, no mesmo ano.
– Não estamos preparados para fazer nenhuma mudança no nosso calendário – declarou o presidente da Associação, Lars-Christer Olsson.
Para a Copa do Mundo de 2022, as mudanças estão sendo bruscas. Isso porque as ligas terão que se adequar às datas. O Mundial será disputado em novembro e dezembro, em vez de junho e julho, por conta do forte calor nesta época do ano no país do Oriente Médio.
– Também temos muitas reservas em relação a essa conversa sobre expandir o Mundial de Clubes – ressaltou o dirigente.
O novo formato do Mundial teria 24 clubes divididos em oito grupos, com 18 dias de duração e 31 partidas. Seriam seis estádios diferentes na competição.
A divisão das equipes seria a seguinte: 12 europeus; duas das Américas Central e do Norte; duas africanas, duas asiáticas uma do país-sede e quatro da América do Sul. A última vaga seria definida em um playoff entre o quinto da Conmebol contra um representante da Oceania.
R7