A história de fé, resistência e ancestralidade de Mãe Rita, a primeira Mãe de Santo da Paraíba, ganha vida na exposição fotográfica “Mãe Rita Preta e o Legado do Axé”, que será inaugurada na próxima quinta (21), no Instituto Federal da Paraíba – Campus Santa Rita. A mostra é uma homenagem à trajetória dessa importante líder religiosa, cuja atuação, quase centenária, foi referência no processo de fortalecimento e preservação das tradições afro-brasileiras no estado e no país.
A exposição reúne 10 fotos captadas pelas lentes do fotógrafo Nielson Polucena e do fotógrafo convidado e curador, Rony Nascimento. Os artistas capturaram momentos marcantes da vida de Mãe Rita. As imagens trazem as memórias da matriarca, celebrações e o cotidiano no terreiro fundado por ela, evidenciando sua força como mulher, religiosa e guardiã das tradições culturais afro-brasileiras.
A exposição ficará disponível aos estudantes do Campus de quinta (21) a sexta (22), durante a Semana da Consciência Negra no IFPB. A iniciativa é uma realização de Rony Nascimento e Nielson Polucena. Com a pesquisa do historiador Valdir Lima e apoio da Prefeitura de Santa Rita por meio da SECDTUR.
Portal Correio