A primeira prova do Enem 2024 vai ser aplicada daqui a um mês, em 3 de novembro, com a segunda prova na semana seguinte, dia 10. A edição deste ano teve 5.055.699 inscritos. O exame visa avaliar o desempenho escolar de estudantes que finalizaram a educação básica e é utilizado como avaliação para ingresso no ensino superior em todo o Brasil.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou os locais de prova, mas afirma que o Enem será aplicado em 1.753 municípios. Serão 140 mil salas de prova em cerca de 10 mil locais.
Sobre a logística de segurança do Enem deste ano, o Inep afirma que cerca de 9 milhões de provas foram impressas, com mais de 300 milhões de páginas.
A unidade da Federação com mais inscritos foi São Paulo, com ao menos 747 mil pessoas, seguido por Minas Gerais, com 463 mil e a Bahia, com quase 450 mil participantes.
A prova
A prova é dividida da seguinte forma: no primeiro dia, são 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes), 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia), além de uma redação.
No segundo dia, são 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia) e outras 45 questões de matemática e suas tecnologias.
A redação do Enem pode ter até 30 linhas e é baseada em um tema divulgado apenas no dia da prova. O texto precisa ser dissertativo-argumentativo e ter uma proposta de intervenção. A nota máxima é de 1.000 pontos, mas alguns critérios podem fazer com que alunos zerem a prova.
Em 2023, o tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Cronograma
O Enem 2024 vai ser nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil.
Para as pessoas que tiverem problemas logísticos ou que tiveram doenças infectocontagiantes no dia da prova, a solicitação de reaplicação de prova pode ser feita entre 11 e 15 de novembro. A prova vai ser reaplicada para aqueles que tiveram os pedidos aprovados pelo Inep em 10 e 11 de dezembro.
A divulgação oficial do gabarito acontece em 20 de novembro. O resultado das provas vai ser divulgado em 13 de janeiro.
Portal Correio